in

Verstappen supera marca de Hamilton com vitória no GP de Ímola

Holandês venceu a quinta corrida em sete disputadas na temporada da Fórmula 1

Max Verstappen, da Red Bull
Verstappen lidera a classificação dos pilotos com quase 50 pontos à frente do vice Leclerc (Divulgação/Red Bull)

A comunidade da Fórmula 1 acompanhou mais uma vitória de Max Verstappen no fim de semana. No domingo (19), o piloto da Red Bull triunfou no GP de Ímola.

O topo do pódio fez com que o holandês superasse Lewis Hamilton em porcentagem de vitórias na F1. O britânico possui 30,38% com 103 em 339 corridas. O prodígio da RBR, por outro lado, apresenta 30,72% com 59 em 192 provas, 4º melhor no ranking geral histórico. Antes da largada, o atual tricampeão já havia igualado o recorde de Ayrton Senna com a pole position.

Vale lembrar que o heptacampeão começou na principal categoria do automobilismo em 2007. Em busca do tetra consecutivo, Verstappen fez sua estreia em 2015 pela Toro Rosso e foi promovido a sua atual escuderia no ano seguinte.

O próximo no ranking de porcentagem de vitórias é Jim Clark, com 34,72%. Bicampeão nos anos 1960, o escocês registra 25 triunfos em 72 GPs. Na sequência, o italiano Alberto Ascari, com 40,63%, que somou 13 conquistas em 32 corridas e se tornou o primeiro bicampeão da Fórmula 1 nos anos 1950. Em primeiro, o lendário Juan Manuel Fangio. Pentacampeão na mesma década, o argentino tem o recorde de 47,06%, com 24 primeiras posições em 51 provas.

Verstappen na temporada da F1

Com cinco vitórias em sete corridas, o holandês caminha a passos largos rumo ao seu quarto título consecutivo. O piloto lidera a classificação com 161 pontos, 48 à frente do vice, Charles Leclerc, da Ferrari.

Verstappen e os demais competidores terão pouco tempo para descansar após o GP de Ímola. Nesta sexta-feira (24) já começam os primeiros treinos livres para o GP de Mônaco, com a prova sendo disputada no domingo (26), às 10h.

Avatar

Escrito por Guilherme Papa

Comentários

Loading…

Fernando Alonso

Fernando Alonso mira recuperação no GP de Mônaco

Toto Wolff, Mercedes

Wolff responde ‘provocação’ de Horner sobre saída de engenheiros da Mercedes: “Faça as contas”