Cada vez mais próximo do título da Fórmula 1 na temporada 2023, o holandês Max Verstappen fez mais uma corrida irretocável neste domingo (23), no GP da Hungria. Segundo colocado no grid, o piloto da Red Bull conseguiu largar bem e deixou o pole position Lewis Hamilton para trás logo nos primeiros metros.
Tendo liderado de ponta a ponta após a ultrapassagem, o “holandês voador” sobrou, voltando sempre à frente nas duas paradas que executou para troca de pneus. Superado por Verstappen na largada, Hamilton, acabou sendo surpreendido também pelos dois carros da McLaren, com Lando Norris (2º colocado) e Piastri (5º colocado), caindo para quarto, e terminando neste posto após 70 voltas.
No decorrer da disputa, Sergio Pérez conseguiu subir seis posições no grid. Pressionado pelo desempenho aquém das expectativas, o mexicano cravou o terceiro posto, depois de boa execução na estratégia da RBR, se consolidando na segunda posição do campeonato.
O triunfo de Verstappen garantiu a quebra de recorde na sequência de vitórias consecutivas para a Red Bull, que supera uma marca da McLaren, vigente desde a década de 1980. São 11 triunfos seguidos da escuderia.
VERSTAPPEN DISPARA
Com a vitória computada no GP da Hungria, a nona em 11 corridas disputadas na temporada de 2023 e a 44ª na carreira, Max Verstappen saltou para os 281 pontos no campeonato, abrindo assim 110 tentos para o segundo colocado, Sergio Pérez (171 pontos), enquanto Fernando Alonso fecha o pódio com 139. O espanhol, no entanto, vem em queda vertiginosa, tendo computado apenas o nono posto no Hungaroring.
ACIDENTE NO INÍCIO
Poucos segundos após a largada, Zhou acabou provocando um acidente que culminou no abandono de Ocon e Gasly. Companheiros de equipe na Alpine, a dupla se chocou e abandonou antes do início da segunda volta. Zhou largou em quinto, falhou na saída e se atrapalhou metros depois, colidindo com Ricciardo, o que representou na colisão dos pilotos da Alpine.
PRÓXIMA PROVA NA FÓRMULA 1
A temporada 2023 da principal categoria do automobilismo volta no final de semana seguinte, com o GP da Bélgica (Spa-Francorchamps) O circuito será o último antes das “férias” de três semanas na F1, que será retomada no final de agosto, com o GP da Holanda, agendado para o dia 27.