in

Verstappen vence primeira sprint do ano no GP da China de Fórmula 1

Max Verstappen largou na segunda fila em quarto e conseguiu assumir a ponta, com Hamilton e Pérez fechando o pódio

Corrida sprint do GP da China
Corrida sprint do GP da China (Reprodução/F1)

A primeira corrida sprint da temporada 2024 da Fórmula 1 ocorreu neste sábado (20), no circuito de Xangai. A vitória na China foi de Max Verstappen, após o piloto da Red Bull largar na quarta colocação. Lewis Hamilton (Mercedes) e Sergio Pérez (Red Bull) completaram o pódio.

Na prova de 19 voltas, Lando Norris largou na pole position com Lewis Hamilton lhe fazendo companhia na primeira fila. Na disputa pela primeira colocação, o britânico da McLaren perderia a liderança para o heptacampeão mundial nas primeiras curvas. Norris ficaria para trás ao sair da pista, caindo para sétimo.

Fernando Alonso assumiu a segunda colocação, ao mesmo tempo em que Carlos Sainz ameaçava a terceira posição de Max Verstappen. Mas o holandês da Red Bull não apenas se defendeu bem, como abriria distância do espanhol da Ferrari. Além disso, conseguiu a ultrapassagem por dentro no veterano da Aston Martin na sétima volta, assumindo a vice-liderança.

Verstappen passa Hamilton e dispara

Na perseguição a Lewis Hamilton, Verstappen encostou no britânico, ultrapassando o piloto da Mercedes também por dentro, na volta 9. Com o rendimento de sua Red Bull superior aos demais carros, o atual tricampeão do mundo foi abrindo distância para Hamilton, encaminhando a vitória com uma diferença de 13 segundos para o heptacampeão, ao cruzar a linha de chegada.

Nas voltas finais, Carlos Sainz pressionou Alonso na briga por um lugar no pódio, enquanto Charles Leclerc buscava tomar a quinta colocação de Sergio Pérez. Os quatro carros ficaram embolados, e enquanto Sainz e Alonso brigavam entre si, o mexicano da Red Bull conseguiria uma manobra sensacional, ganhando duas posições e assumindo o terceiro lugar.

Numa disputa intensa entre as Ferraris pela quarta colocação, Leclerc ultrapasou Sainz, que antes tocaria no pneu de Alonso furando seu composto, com o espanhol abandonando a sprint. Foi a oitava vitória de Max Verstappen em corridas de percurso menor.

A sessão de classificação que definirá o grid de largada será às 4 da manhã da madrugada de sexta (19) para sábado (20). O GP da China está marcado para domingo (21) às 4h, marcando o retorno do país à Fórmula 1 depois de cinco anos. Os horários são de Brasília.

Avatar

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Comentários

Loading…

Carros de Fórmula 1

Negócio de bilhões: China reencontra a Fórmula 1 em novo patamar

Fórmula 1: Verstappen crava pole em dobradinha da RBR no GP da China