Sebastian Vettel disputou a Fórmula 1 de 2007 até 2022. Nesse período, ele venceu quatro títulos e enfrentou diversos pilotos de alto nível. Em entrevista ao Talk Sport, o alemão elegeu os melhores adversários.
“Eu diria Michael Schumacher e Lewis Hamilton. Por quê? Porque os números dizem tudo. Mas Michael foi meu herói e Lewis é o melhor em termos de estatísticas”, declarou.
Sebastian Vettel também escolheu o piloto mais difícil. “Tive campeonatos acirrados e batalhas acirradas com Fernando ao longo da minha carreira”, destacou
“No geral, ele é um piloto muito competitivo que sempre tem um bom desempenho. Acho que ele foi o adversário mais difícil que já enfrentei”, reconheceu.
O alemão ainda disse qual piloto foi o mais surpreendente. “É difícil lembrar de todos eles, mas acho que é Max Verstappen”, disse.
“Sua habilidade quando ele entrou no grid pela primeira vez, como ele foi capaz de aperfeiçoar isso e pilotar no nível que está hoje”, finalizou.
Números de Sebastian Vettel, na Fórmula 1
De acordo com informações do site Motorsport Stats, o tetracampeão mundial venceu 53 das 299 provas que disputou. Sebastian Vettel também subiu 122 vezes no pódio e conquistou 57 poles positions.
Além disso, somou 3098 pontos, abandonou 43 corridas e assegurou a volta mais rápida em 38 oportunidades.
Ele defendeu várias escuderias. São elas: Sauber, Toro Rosso, Red Bull Racing (RBR), Ferrari e Aston Martin.
O alemão venceu quatro títulos de Fórmula 1 (2010, 2011, 2012 e 2013). Todos com a RBR. Sebastian Vettel ainda foi vice uma vez com a equipe taurina e mais duas com a Ferrari.
Hoje, ele se dedica a reverenciar ídolos do automobilismo como Ayrton Senna e Roland Ratzenberger. O fato ocorreu no Grande Prêmio de Emília-Romanha.
Além disso, se arrisca em outras categorias. Recentemente, o automobilista participou de testes com a Porsche.