Red Bull e Mercedes conquistaram todos os títulos mundiais da Fórmula 1 desde 2010. Enquanto a equipe de Brackley conquistou sete títulos, todos com Lewis Hamilton, a escuderia austríaca soma seis. São quatro conquistas com Sebastian Vettel e dois com Max Verstappen. Ainda sim, a Ferrari sempre foi apontada como melhor equipe da história da F1, até pela representatividade que tem. Para o renomado jornalista Peter Windsor, especialista na categoria, não é bem assim.
Em seu canal no YouTube, Windsor argumenta que Verstappen conquistou seu domínio sozinho. O jornalista apontou ainda a Red Bull como a melhor equipe da história da Fórmula 1.
“Max [Verstappen] está nessa posição incrível e ele fez por merecer. Ele sabe o que está fazendo na segunda-feira de manhã e sabendo que tem uma equipe completa que acredita nele 100%. E que essa equipe está lá para ajudá-lo a vencer a próxima corrida e que, por acaso, é a melhor equipe da história da Fórmula 1”, avaliou o jornalista
“Alguns caras nasceram para chutar bolas de futebol incrivelmente bem e alguns caras nasceram para bater bolas de tênis. Outros caras nasceram para fazer salto com vara e alguns caras nasceram para ser pilotos de corrida. Para mim, piloto de corrida significa uma sensação inata de ser capaz de dirigir o carro no limite físico absoluto do que é possível, diferente de estar à beira do desastre. Isso é uma coisa completamente diferente. É isso que torna a Fórmula 1 tão intrigante e estamos vendo isso com Max no momento, e deveríamos realmente comemorar isso”, completou o britânico.
Windsor avalia Verstappen x Lewis Hamilton:
Peter Windsor também falou sobre as diferenças entre Max Verstappen e o heptacampeão Lewis Hamilton. Enquanto o holandês lidera o Mundial com sobras, o veterano piloto inglês é apenas o quarto colocado com 200 pontos a menos.
“Acho que algumas pessoas podem dizer imediatamente: ‘Ah, bem, você sabe, quando o carro não está muito bom, Max faz um trabalho muito melhor do que Lewis’. E acho que esse é provavelmente o caso. Mas, e estou me referindo agora a quando Max não estava em uma Red Bull capaz de vencer corridas, mas ainda assim terminava em 4º ou 5º lugar de forma consistente. E é bastante lógico que Max, na fase inicial de sua carreira, mesmo não estando em um carro capaz de vencer corridas, ainda assim conseguia tirar o melhor proveito dele”, disse Windsor.
“Lewis, por sua vez, se estiver no final da carreira e tiver vencido sete campeonatos mundiais em um carro muito bom, de modo geral, e de repente receber um carro com manuseio ruim, não fará um trabalho tão bom. Porque primeiro, ele não tem o suficiente para se referir, e segundo, inevitavelmente, ele não vai ter a paciência de um cara jovem como Max, se você olhar para trás, para onde Max estava quando a Red Bull não estava ganhando corridas. Portanto, não chamo isso de diferença técnica. Eu chamo isso mais de uma diferença psicológica”, acrescentou.
+ Max Verstappen volta a falar sobre aposentadoria e projeta futuro da carreira
Ademais, por fim, para Peter Windsor, Verstappen levaria a melhor sobre Lewis Hamilton mesmo se o inglês estivesse pilotando um RB19. “Agora, onde Lewis está e o que ele fez no passado, se você o colocar em uma Red Bull amanhã, não acho que ele seria tão rápido quanto Max, em parte porque Max tem esse relacionamento com Adrian Newey e conhece a equipe incrivelmente bem, conhece o carro, mas acho que, além disso, acho que Lewis precisa crescer organicamente com a Mercedes novamente para se tornar potencialmente o Lewis que ele era, você sabe, em 2020 e 2019, quando ele estava indo muito bem”, completou.