A AlphaTauri começou a temporada 2023 de Fórmula 1 com Yuki Tsunoda e Nyck de Vries. Enquanto o japonês iria para sua terceira temporada com a equipe, o holandês ganhou a vaga após uma boa estreia com a Williams no Grande Prêmio da Itália de 2022. Além disso, o piloto de 28 anos chegou com uma boa bagagem e recebeu a responsabilidade de se tornar líder do time.
Contudo, De Vries foi bem abaixo e acabou sendo superado em quase todos os fins de semana de corrida por seu companheiro de equipe. Assim, os holofotes estavam todos no neerlandês e vimos mais manchetes sobre o mau desempenho de De Vries do que sobre Tsunoda.
Depois do Grande Prêmio da Grã-Bretanha, Marko e os comandantes da AlphaTauri já estavam cansados. Dessa forma, o holandês acabou sendo substituído por Daniel Ricciardo, que se saiu muito bem em um teste de pneus da Pirelli em Silverstone. Em seguida, na Hungria, o ex-piloto da Red Bull voltou em tempo integral.
Com a chegada do australiano, Tsunoda acabou ganhando um companheiro que já venceu corridas em algumas oportunidades. Inclusive, o japonês deixou claro que está ciente disso para o site Motorsport.com.
“Há um desafio difícil pela frente, mas ao mesmo tempo esta situação também é completamente nova. Estou aprendendo muito. Agora estou competindo contra um piloto experiente e não apenas um. Ele é um piloto de ponta, que conhecemos. Eu sabia disso de qualquer maneira”, disse Yuki Tsunoda.
Além disso, Tsunoda deixa claro que pode aprender com seu novo companheiro.
“Posso aprender muito com ele a esse respeito. Agora também há mais pressão sobre mim. Isso já me fez fazer as coisas com um pouco de pressa e cometi mais alguns erros”, comentou o japonês.
Yuki Tsunoda está ansioso pela segunda metade da temporada
Na Hungria, o japonês teve que reconhecer a superioridade de seu companheiro, tanto na qualificação, quanto no Grande Prêmio. Contudo, ele conseguiu inverter os papéis em Spa-Francorchamps. Dessa forma, Ricciardo largou em décimo primeiro, mas uma forte pilotagem de Tsunoda foi o suficiente para ele chegar até a zona de pontuação, terminando em décimo.
“[Na Bélgica] deu tudo certo, embora não tenha sido fácil”, comentou Yuki Tsunoda.
Por fim, vale lembrar que os pilotos da F1 poderão descansar nas próximas semanas por causa das férias de verão. Entretanto, em agosto, a categoria continua em Zandvoort, que marca a segunda metade da temporada 2023.
“Estou ansioso para competir contra ele na segunda metade da temporada”, finalizou o japonês.