A frenética batalha no meio do grid da Fórmula 1 em 2023 vem sendo marcada por uma oscilação entre as escuderias menos badaladas da categoria.
No entanto, enquanto muitas dessas equipes conquistam resultados que são significativos, levando em consideração suas realidades, a Alfa Romeo vem lentamente perdendo rendimento durante as últimas provas.
No último Grande Prêmio da Áustria, por exemplo, os pilotos da escuderia europeia, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu se classificaram respectivamente em 14º e 17º lugares na classificação final da corrida.
Enquanto o desempenho de Bottas foi ruim por conta de danos na asa dianteira, Zhou também teve dificuldades em manter o ritmo de seu veículo e terminou com um desempenho abaixo do esperado.
Dessa forma, com Nico Hulkenberg, da Haas, conquistando pontos na corrida classificatória, a Alfa Romeo caiu para oitavo lugar na classificação dos Construtores, estando apenas dois pontos à frente da Williams.
Zhou admite dificuldade da equipe na Fórmula 1
Em entrevista para o veículo “Motorsport.com”, Zhou admitiu que a Alfa Romeo vem tendo dificuldades para acompanhar as equipes rivais, mas destacou também o fato de que as equipes maiores da Fórmula 1 possuem maior capacidade de alterar suas estratégias durante a temporada.
“Comparado a muitas das equipes maiores, elas obviamente podem fazer várias alterações se uma não funcionar, enquanto nós temos que nos ater ao que planejamos para toda a temporada”; disse.
O piloto chinês também fez questão de deixar claro que todos na Alfa Romeo estão dando seu melhor, mas o resultado não tem agradado nos bastidores.
“Estamos dando o nosso melhor, mas não é fácil, e digamos que tem sido alguns fins de semana bem difíceis para a equipe”; contou Zhou.
Xevi Pujolar, chefe de engenharia de pista da escuderia, garantiu que mudanças estão por vir ao carro C43 da Alfa Romeo ainda em 2023, e que a equipe busca melhores resultados ainda nesta temporada de Fórmula 1.
“Queremos recuperar o sétimo lugar no campeonato o mais rápido possível e continuar lutando”; afirmou Xevi.
Atualmente, a Alfa Romeo ocupa a 8ª posição da classificação geral do Mundial de Construtores da F1. Já seus pilotos Valtteri Bottas e Zhou Guanyu ocupam as 15ª e 16 ª colocações, respectivamente, no Mundial de Pilotos.