Guanyu Zhou diz que as discussões sobre seu futuro na Fórmula 1 em 2024 com a Alfa Romeo continuam acontecendo, acrescentando que ele estava “muito mais ansioso” nesta época do ano passado em relação à renovação.
Zhou impressionou o suficiente durante sua temporada de estreia em 2022 para finalmente ganhar uma segunda temporada ao lado do experiente Valtteri Bottas na Alfa Romeo nesta temporada. No entanto, a marca italiana não conseguiu replicar a sua forma competitiva desde o início desta era técnica no início do ano passado, acumulando apenas 10 pontos e ficando em nono lugar no Campeonato de Construtores deste ano.
Mas o chinês, cujo contrato expira no final deste ano, está determinado a permanecer na equipe de propriedade da Sauber antes de sua transição para uma entrada oficial da Audi a partir de 2026.
Questionado sobre uma possível continuação na equipe, Zhou não escondeu que está mantendo conversas ativas buscando um novo contrato. Em meio a um ano cada vez mais difícil para a Alfa Romeo, Zhou tem sido páreo para Bottas, marcando apenas dois pontos a menos que seu companheiro de equipe 10 vezes vencedor de corridas de F1.
“Quer dizer, isso está acontecendo, conversamos juntos, antes da paralisação do verão e também ainda estamos discutindo com a equipe. Como eu disse, sou um lugar feliz para estar, agora, e também conhecer a equipe, seguir em frente no futuro, então é bom para nós e para mim, estou apenas tentando fazer o máximo que posso aqui na pista e o resto depende do tempo, até uma discussão mais detalhada em conjunto – mas acho que, digamos, nesta época do ano passado eu estava muito mais nervoso do que estou agora.
Bottas comentou sobre o companheiro de equipe
O finlandês acredita que Zhou deu um “grande passo” em todas as áreas em seu segundo ano e acredita que o piloto chinês provou que merece seu lugar no atual grid da F1. A Alfa Romeo não conseguiu marcar um único ponto nas cinco rodadas antes do Grande Prêmio da Itália, mas Bottas finalmente pôs fim à sua tórrida corrida ao terminar em 10º lugar em Monza.
“Acho que ele fez progressos em relação ao ano passado+ Ele deu um grande passo em termos de desempenho, mas também de confiança e conhecimento técnico e acho que ele realmente merece um lugar na Fórmula 1. E ele é um cara legal também. É um cara muito bom para trabalhar.