Menu
in

Fórmula E: Bridgestone será a fornecedora de pneus para a categoria a partir de 2026

Empresa japonesa será a única fornecedora de pneus para o Campeonato Mundial de F-E

Divulgação/ X Fórmula E

Divulgação/ X Fórmula E

A Bridgestone voltará a entrar no mundo do automobilismo. Assim, a empresa japonesa entrará para a sustentável Fórmula E, se tornando a fornecedor exclusivo de pneus para os carros elétricos da categoria a partir da 13ª temporada, ou seja, 2026.

Curiosamente, a presença da Bridgestone na F-E veio por meio da própria FIA no Conselho Mundial do Automobilismo, em Baku, no Azerbaijão. Dessa forma, Shu Ishibashi, CEO Global da Bridgestone, falou sobre a nova parceria:

“Para a Bridgestone, o automobilismo significa paixão. Sempre foi e sempre será. Tenho o prazer de poder anunciar o nosso retorno oficial a um Campeonato Mundial da FIA depois de mais de dez anos, logo quando comemoramos o 60º aniversário da nossa primeira estreia no automobilismo em 2023. Estamos entusiasmados por sermos o único fornecedor de pneus da FIA para a Fórmula E na temporada 2026-2027”, comentou o CEO.

Fórmula E terá outras mudanças em 2026

Essa sem dúvidas é uma ocasião de prestígio para a Bridgestone, que, como referido, está longe das competições mais famosas há mais de uma década. Desse modo, esse é um retorno em grande estilo, nem que seja pelo fato de os ainda mais modernos e potentes monopostos Gen4 estrearem em 2026. 

Assim, veremos uma atualização definitiva a partir da “13ª temporada” da categoria. Contudo, a Fórmula E já terá mudanças nas temporadas 11 e 12 pelos modelos intermediários Gen3.5 equipados com pneus Hankook amaciados no composto. Além disso, o Gen4 proporá novamente o Spark para a produção do quadro e verá a estreia de duas marcas italianas em outras tantas frentes. 

Por fim, vale lembrar que as baterias dos carros serão feitas por uma empresa do Vale de Aosta, a Podium Advanced Technologies. Já a Marelli fará o ajuste fino do motor elétrico dianteiro. Um motor que não se limitará à mera recuperação de energia, como acontece hoje com a terceira geração de automóveis, mas que terá também o papel de tração. Assim toma forma a sugestiva possibilidade de uma Fórmula E com tração integral. Provavelmente não é permanente, mas pode ser ativado em situações específicas. Uma novidade que já deve chegar junto com os modelos Gen3.5.

Leave a Reply

Sair da versão mobile