in

Fórmula E revela carro Gen3, que será usado a partir de 2025

Fórmula E revelou o Gen3, carro mais poderoso da categoria e que promete revolucionar a disputa tornando tudo mais competitivo

Fórmula E Gen3

A Fórmula E revelou neste final de semana o carro Gen3 Evo, novo veículo do campeonato que será utilizada a partir do início da próxima temporada e que contará com um aumento significativo de desempenho.

A nova especificação do carro foi revelada na noite de quinta-feira, antes do E-Prix de Mônaco deste fim de semana, onde também será demonstrada em público pela primeira vez no sábado pelo ex-piloto de Fórmula 1, David Coulthard.

O mais recente desafio do campeonato totalmente elétrico é uma atualização do atual carro Gen3 que tem sido usado nas últimas duas temporadas, com alterações primárias na carroceria e nos pneus, bem como um uso mais eficiente da energia.

A aceleração do carro foi substancialmente melhorada, com um tempo de 0-60mph de 1,82s, que agora excede o dos atuais carros de F1, enquanto o desempenho geral foi melhorado em cerca de dois segundos em relação a uma volta em Monte Carlo. O carro irá agora utilizar o trem de força dianteiro que faz parte da máquina Gen3 desde o seu lançamento, mas que ainda não foi utilizado, tornando-o com tração integral (AWD) pela primeira vez.

Uma potência máxima de 50kW será aplicada ao eixo dianteiro a partir do limite de 350kW, com a potência restante colocada nas rodas traseiras, mas isso só será permitido nos duelos de qualificação, no início da corrida e durante ambos os modos de ataque. ativações que cada driver precisa realizar.

Por fim, uma asa dianteira mais robusta e novos sidepods significam que o carro também deverá sofrer menos arrasto aerodinâmico do que seu antecessor, enquanto uma nova versão do pneu Hankook oferecerá de 5 a 10% mais aderência do que antes.

Aspas de Jeff Dodds, CEO da Fórmula E

“Todos nós sabemos que a velocidade vende em nosso negócio e se você é um fã do automobilismo, adora coisas que vão rápido e, portanto, ter uma mensagem de 1,82s a 60mph, acho que é uma manchete incrível para nós”,

“É fácil fazer um carro de corrida realmente rápido, é fácil fazer um carro de corrida realmente bonito e é fácil fazer um carro de corrida que tenha muita tecnologia relevante, mas não é fácil fazer todas essas três coisas juntas.”

Fabricio Carvalho

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Comentários

Loading…

Adrian Newey, Red Bull, Fórmula 1

Adrian Newey teria decidido deixar a Red Bull

Treino livre do GP do Japão Fórmula 1

Fórmula 1 adia decisão sobre aumentar zona de pontuação da categoria