O piloto da DS Penske, Jean-Eric Vergne, foi suspenso pela Fórmula E por conta de declarações dadas após a corrida de Portland, em junho, em que criticou comissários da categoria.
Na ocasião, a equipe de Vergne foi punida por “obter vantagem” no uso de equipamentos no pitlane durante os treinos da Fórmula E. Em suas redes sociais, o piloto criticou os comissários, que deram a punição à equipe por meio de um boletim.
“O sistema era apenas ler o número de série dos pneus para sabermos quais pneus estão sendo usados por outras pessoas. Algo que qualquer equipe pode fazer (e com certeza faz) tirando fotos”, disse na ocasião em suas redes sociais o piloto da DS Penske, em meio a críticas.
Depois da corrida de Portland, Vergne fez mais comentários criticando a decisão, que fez com que ele e seu companheiro de equipe, Stoffel Vandoorne, largassem dos boxes, terminando aquela corrida em 11º e 12º lugares.
Ele criticou, em particular, o texto dos comissários, que foi alterado no boletim revisado, que removeu qualquer referência aos pneus e simplesmente afirmou que a DS Penske conseguiu ‘coletar dados ao vivo de todos os carros’ do grid.
FIA julga e Fórmula E pune Vergne
Antes do E-Prix de Roma neste fim de semana, a FIA realizou uma audiência sobre o assunto e concluiu que Vergne violou artigos do Código Esportivo Internacional por “má conduta em relação aos oficiais e FIA”. Ele foi multado em 3 mil euros e está suspenso até o final da temporada.
“Na audiência, o piloto afirmou que algumas das palavras escritas na imprensa não foram ditas por ele. Ele concordou que alguns comentários que ele realmente disse não foram respeitosos com os comissários e também com a FIA”, disse o comunicado emitido pela entidade.
A decisão vai prejudicar a disputa de Jean-Eric Vergne na temporada. O piloto da DS Penske está em quinto lugar na classificação atual da Fórmula E, 58 pontos atrás do líder Jake Dennis, e 57 atrás do vice-líder Nick Cassidy.
Ainda estão à frente dele o piloto alemão Pascarl Wehrlein e o australiano Mitch Evans. A Fórmula E conta atualmente com dois brasileiros: Lucas di Grassi e Sergio Câmara.