Pela quarta vez neste ano, a Formula E pisa em um novo território para o seu calendário. Isto porque Portland, no estado americano de Oregon, receberá pela primeira vez a 12ª das 16 corridas desta temporada da categoria.
A prova que ocorre apenas no sábado (24), às 21h (horário de Brasília), antecede as rodadas duplas de Roma e Londres, responsáveis por fechar o campeonato de 2023.
O destaque especial em Portland é que a Fórmula E estará então em um verdadeiro circuito da IndyCar. Após uma longa ausência, a pista faz parte do calendário da categoria de monomotores americanos desde 2018. Assim, neste ano o circuito receberá também a IndyCar Series durante o fim de semana de 1 a 3 de setembro.
Para receber a prova deste final de semana, a pista foi ampliada em cerca de 55 metros. Assim, o layout da pista de Portland sofrerá uma ligeira modificação, visando se adequar à Fórmula E.
Dessa forma, a categoria traz algo inédito para a história de seu calendário, visto que nunca houve uma corrida em um circuito da IndyCar na Formula E.
A Fórmula E 2023 até aqui
Após a rodada dupla na Indonésia, Pascal Wehrlein respirou na luta pelo título e reassumiu a liderança do campeonato, chegando a 134 pontos. No entanto, o alemão da Porsche está sendo perseguido bem de perto por Jake Dennis, da Avalanche Andretti, com 133 pontos.
Nick Cassidy, da Envision, é quem aparece no terceiro lugar da Fórmula 3, com 128 pontos, seguido por Mitch Evans, da Jaguar, com 109. Por fim, quem fecha o top 5 da categoria até aqui é Jean-Éric Vergne, da DS Penske, com seus 97 pontos conquistados.
Já entre os brasileiros, a situação nesta temporada da Fórmula E não é nem um pouco agradável. Isto porque, após sequer pontuarem em Jakarta, Lucas di Grassi é o 16º colocado da competição, acumulando apenas 18 pontos em 11 corridas. Já Sérgio Sette Câmara aparece apenas em 19º com 10 pontos.