Menu
in

Max Günther conquista primeira vitória da Maserati na Fórmula E

Piloto alemão foi o grande destaque deste fim de semana de rodada dupla na Indonésia

JAKARTA STREET CIRCUIT, INDONESIA - JUNE 04: Jake Dennis, Avalanche Andretti Formula E, 2nd position, Maximilian Gunther, Maserati MSG Racing, 1st position, and Mitch Evans, Jaguar TCS Racing, 3rd position, on the podium during the Jakarta ePrix II at Jakarta Street Circuit on Sunday June 04, 2023 in Jakarta, Indonesia. (Photo by Simon Galloway / LAT Images)

Depois de pouco mais de cinco décadas fora das competições de monopostos, a Maserati estreou este ano na Fórmula E, e neste domingo (04) conquistou sua primeira vitória no Mundial de Carros Elétricos com Maximilian Günther, que foi o grande nome deste fim de semana na etapa da Indonésia.

Günther dominou todas as sessões de treinos realizadas neste fim de semana no circuito de rua, inclusive conquistou as duas Julius Baer Pole Position, e terminou a corrida 1 realizada no sábado na terceira colocação.

Neste domingo, o piloto alemão largou na pole position e conseguiu se manter na liderança nas primeiras voltas. Na volta quatro, Günther foi o primeiro a fazer a ativação do Modo Ataque e com isso, acabou caindo para a terceira colocação, sendo superado por Jake Dennis (Avalanche Andretti) e Mitch Evans (Jaguar TCS Racing).

Inclusive, Dennis foi a grande ameaça a vitória de Günther. O piloto da Andretti conseguiu voltar a frente do alemão da Maserati quando ativou o Modo Ataque pela primeira vez, mas na segunda ativação acabou ficando atrás, e a partir daí, passou a tentar perseguir e pressionar o adversário.

Enquanto a Andretti de Dennis lutava pela liderança da prova com Günther, o outro carro da equipe norte-americana abandonou a prova. Substituto de André Lotterer neste fim de semana em Jacarta, David Beckmann levou a pior em uma disputa com o brasileiro Lucas di Grassi (Mahindra Racing), na qual ele acabou batendo no muro de proteção e danificando parte do carro.

Em luta direta pela liderança do mundial de pilotos, Nick Cassidy (Envision Racing) arriscou uma ultrapassagem para cima de Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) e acabou levando a pior, danificando a asa dianteira e caindo para as ultimas posições, além de perder a liderança do campeonato.

No pelotão da frente, Günther abriu uma vantagem de pouco mais de dois segundos para Dennis, conseguindo ter uma maior tranquilidade na prova. Por sua vez, o piloto da Andretti também abriu uma boa vantagem em relação a Mitch Evans, terceiro colocado.

Na volta 33, os dois carros da Nissan deixaram Vandoorne para trás. Na sequencia, as duas Porsche e o Mortara também ultrapassaram o atual campeão da Fórmula E.

No fim, vitória de Günther, seguido por Jake Dennis e Mitch Evans. Pascal Wehrlein terminou a corrida em sexto e volta a liderança do mundial de pilotos, com apenas um ponto de vantagem em relação a Dennis, que agora é o vice-líder. Cassidy caiu para a terceira colocação, seguido por Mitch Evans, restando cinco provas para o término da temporada.

Para os brasileiros, foi mais um fim de semana sem pontos. Lucas di Grassi terminou as duas provas do fim de semana na 14ª posição. Já Sérgio Sette Câmara sequer largou na corrida deste domingo, com problemas em componentes do carro da NIO 333 Racing.

A próxima etapa da Fórmula E será inédito para a categoria: Portland, que pela primeira vez vai receber o mundial de carros elétricos. A prova será realizada no dia 24 de junho, nos Estados Unidos.

Confira abaixo o resultado final da corrida 2 em Jacarta neste domingo:

1º Maximilian Günther/Maserati MSG Racing

2º Jake Dennis/Avalanche Andretti

3º MItch Evans/Jaguar Racing

4º Sacha Fenestraz/Nissan

5º Norman Nato/Nissan

6º Pascal Wehrlein/TAG Heuer Porsche

7º Antonio Félix da Costa/TAG Heuer Porsche

8º Edoardo Mortara/Maserati MSG Racing

9º Stoffel Vandoorne/DS Penske

10º Sébastien Buemi/Envision Racing

11º Dan Ticktum/NIO 333 Racing

12º Nico Müller/ABT Cupra

13º Robin Frijns/ABT Cupra

14º Lucas di Grassi/Mahindra Racing

15º René Rast/NEOM McLaren

16º Jean-Eric Vergne/DS Penske

17º Roberto Merhi/Mahindra Racing

18º Nick Cassidy/Envision Racing

DNF – Jake Hughes/NEOM McLaren

DNF – David Beckmann/Avalanche Andretti

DNF – Sam Bird/Jaguar TCS Racing

 DNF – Sérgio Sette Câmara/NIO 333 Racing

Escrito por Rodrigo Nascimento

Leave a Reply

Sair da versão mobile