Um dos principais objetivos da Fórmula E para a próxima temporada é confirmar uma corrida no Japão e conseguir um novo lugar fixo nos Estados Unidos, mas enquanto isso não acontece, a categoria elétrica está explorando as possibilidades, já que é importante para os negócios e para a visibilidade se manter dentro do território norte-americano.
A Fórmula E precisa concluir o calendário provisório antes do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA que será realizado em junho.
Tóquio parece estar encaminhada, uma vez que as conversas estão acontecendo desde o ano passado, quando o CEO da Fórmula E, Jamie Reigle, assinou um acordo com a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, para que a cidade recebesse uma corrida em 2024.
Membros importantes do Governo Metropolitano de Tóquio estiveram presentes no E-Prix de Mônaco a convite da Fórmula E, não somente para prestigiar a corrida, mas também para um possível fechamento de acordo para uma corrida que deve acontecer entre março e junho de 2024.
Por enquanto, a área mais provável para acontecer seria na Tokyo Big Sight, conhecida mundialmente como o Centro de Exibição Internacional de Tóquio, localizado no distrito de Ariake na Baía de Tóquio.
Porém, a confirmação oficial só deve vir a acontecer depois da reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, por isso, há chances de que a cidade seja incluída no calendário provisório como uma etapa “a ser confirmada”.
“Sempre houve interesse do governo de Tóquio em sediar um evento de Fórmula E, porém, é difícil conseguir uma aprovação rápida. Porém, eu diria que estamos mais próximos do que nunca. Tóquio é definitivamente uma das cidades candidatas que têm mais potencial para ser incluída a curto prazo no calendário”, revelou Alberto Longo, cofundador da Fórmula E.
Los Angeles e Chicago como opções; nova temporada pode começar mais cedo
Em relação à Los Angeles, ainda estão em negociação, porque desde que Nova York saiu do calendário, a categoria elétrica quer encontrar um novo lar duradouro nos Estados Unidos.
Detalhes ainda não foram revelados, mas há possibilidade de que o traçado passe por dentro e ao redor de um estádio famoso da cidade californiana, algo semelhante ao que foi visto no E-Prix de Seul em 2022.
“Em princípio é muito bom porque esses estádios nos Estados Unidos estão bem no centro das cidades, que é exatamente onde queremos estar. Além disso, eles têm grandes espaços, o que possibilita fazer um evento fantástico em um local que oferece muitas opções”, disse Longo.
Uma outra possibilidade que surgiu, foi o da Fórmula E correr na mesma pista de rua que a NASCAR em uma data compartilhada, mas isso foi reprovado, porque para as partes envolvidas não faz sentido que duas categorias principais sirvam de apoio uma para a outra.
Pensando no calendário como um todo, a ideia é que o começo do campeonato da Fórmula E volte a ser no final do ano como era de costume até a sexta temporada, mas isso ainda está sendo discutido.
No momento a data de estreia prevista da 10ª temporada está entre 16 de dezembro de 2023 e 13 de janeiro de 2024.