Callum Ilott é mais uma vez alvo de indignação dos torcedores argentinos depois que ele e seu companheiro de equipe Agustin Canapino colidiram enquanto lutavam por posição em Laguna Seca.
O abuso nas redes sociais veio mais uma vez que residem em grande parte no país natal do piloto, a Argentina, e sentem que seu piloto favorito foi injustiçado por seu companheiro de equipe britânico. As postagens de Ilott nas redes sociais após o final da temporada foram bombardeadas com mensagens cruéis e ameaçadoras, a ponto de ele tornar suas contas privadas para limitar os ataques.
A televisão argentina responsável pela transmissão da Indy na Argentina (ESPN) também pareceu se concentrar fortemente no incidente após a corrida, convidando mais pessoas a questionarem se Ilott era o culpado. Mais de 24 horas após o término da corrida, bem depois dos comentários online terem saído do controle, a Juncos Hollinger Racing divulgou um comunicado reconhecendo o abuso e “solicitando gentilmente” que não houvesse mais comentários negativos.
O incidente em si envolveu os dois pilotos se tocando enquanto lutavam por posição no final da corrida, com a asa dianteira de Canapino sendo torta na briga. Ambos lutavam por uma posição entre os cinco primeiros no momento do incidente, mas Canapino rapidamente caiu na ordem e terminou em 14º, pois seu carro sofria de falta de downforce. O controle de corrida não atribuiu nenhuma culpa ou penalidade pela colisão, e foi oficialmente considerada um incidente de corrida.
Esta é a segunda vez nesta temporada que Ilott é alvo de comentários maldosos online dos torcedores de Canapino, com a primeira rodada ocorrendo após a corrida em Long Beach. Os comentários dos fãs em março também pareceram atribuir culpa injustamente a Ilott, e obtiveram uma resposta oficial da IndyCar, bem como da JHR.
O último incidente ocorreu quando Ilott entra no período intertemporadas sem nada oficialmente confirmado para a temporada de 2024, embora os sinais apontem para seu retorno ao JHR, especialmente considerando uma série de outros assentos disponíveis que foram reivindicados nas últimas semanas. Acredita-se também que Canapino retorne à equipe para uma segunda temporada, o que colocaria os dois pilotos novamente sob o mesmo guarda-chuva.
Comunicado da Hollinger Racing sobre Callum Ilott e Agustin Canapino
“Não vamos deixar que o incidente de ontem na pista ofusque todas as grandes conquistas que alcançamos como equipe nesta temporada. Solicitamos gentilmente que não haja comentários negativos direcionados a qualquer um dos nossos pilotos, tanto agora como no futuro, já que esses comentários não se alinham com a filosofia da equipe. Deixe o poder coletivo dos nossos apoiadores ser uma força para o bem!”