Diante do ocorrido no Grande Prêmio de Detroit no último fim-de-semana pela Fórmula Indy, Agustín Canapino será poupado do GP de Road America que acontecerá amanhã (9).
A Juncos Hollinger Racing, equipe do piloto argentino de 34 anos, comunicou a decisão nesta sexta (7). Assim, será substituído pelo jovem Nolan Siegel, de 19 anos.
A decisão foi tomada pela equipe da Indy logo após o incidente em que Canapino se envolveu com Théo Pourchaire, da Arrow McLaren.
O piloto francês ocasionou um congestionamento de vários carros na primeira curva da etapa em Detroit no domingo passado (2). O automobilista da JHR foi um dos maiores prejudicados, logo após uma grande largada em que chegou a estar na sexta colocação. Em suas redes sociais, Pourchaire relatou estar sofrendo ameaças de morte de alguns torcedores argentinos.
Medida da JHR foi por preocupação com a saúde mental de Canapino
A Juncos Hollinger Racing justificou a razão para a ‘licença’ concedida a Canapino em Road America, em nota publicada no site oficial da equipe.
“O crescimento do abuso e assédio online resultante dos eventos desta semana levou a uma experiência muito difícil para Agustín, a equipe e toda a base de fãs da Indycar. E a segurança de Agustín e do resto dos competidores deve ser considerada em primeiro lugar e acima de tudo. Abuso, ódio e assédio de qualquer forma são prejudiciais a este esporte, e devemos priorizar o bem-estar físico e mental de nossos pilotos e de nossos concorrentes”, diz trecho do texto da JHR.
Um dos proprietários do time, Brad Hollinger lamentou a situação vivida por Canapino. “O abuso online é inaceitável e precisamos garantir que nossos pilotos estejam preparados tanto mental quanto fisicamente quando entrarem no carro. Estamos tristes com os acontecimentos que levaram a este cenário”, declarou ao site.