Neste sábado (1), ocorreu a sessão de classificação para o GP de Detroit de Fórmula Indy, que será realizado amanhã (2) às 13h (horário de Brasília). Será a terceira e penúltima etapa em circuito de rua da temporada no campeonato.
A pole position ficou com Colton Herta, enquanto Álex Palou completará a primeira fila. Na segunda, estarão Josef Newgarden e Scott McLaughlin, enquanto na terceira fila largarão Scott Dixon e Kyle Kirkwood.
No primeiro grupo do treino, foram eliminados Rasmussen, Grosjean, Rossi, Veekay, Lundqvist, Simpson e Vautier se classificaram. Seguiram para a próxima fase do treino Pourchaire, McLaughlin, Newgarden, Kirkwood, Power e Ferrucci.
No Grupo 2, obtiveram a passagem para a parte final do treino: Palou, Lundgaard, Herta, Ericsson, Pato O’Ward e Dixon. Ficaram de fora os dois brasileiros: Graham Rahal, Rosenqvist, Fittipaldi, Canapino, Armstrong, Robb, Castroneves e Harvey. O’Ward acabou batendo durante a sessão.
Kirkwood roda no Fast 6 da Indy
Buscando a vaga para os seis primeiros, se credenciaram para a disputa da pole position: Herta, Kirkwood, Dixon, McLaughlin, Palou e Newgarden. Foram superados: Pourchaire e Power (quarta fila), Ericsson e Ferrucci (quinta), Lundgaard e O’Ward (sexta fila).
Assim, restando menos de um minuto para o fim do Fast 6, Kirk Kirkwood rodou na curva 1, proporcionando bandeira vermelha. Mas a organização da Fórmula Indy autorizou mais uma volta para os demais cinco pilotos, faltando apenas 43 segundos para a finalização do treino.
Porém, Colton Herta já havia marcado, antes do erro de Kirkwood, o tempo de 1:00.5475. Os adversários não conseguiram superar o piloto da Andretti na volta final.
Entre os brasileiros, Pietro Fittipaldi largará na nona fila em 18º, enquanto Hélio Castroneves estará na 26ª colocação.