Menu
in

Entenda como funciona o treino qualificatório da Indy 500

Indy 500 realiza neste final de semana todos os trâmites para a realização do treino qualificatório de um dos maiores eventos do mundo

Indy 500 IMSA Indianápolis

Divulgação/Twitter Indianapolis Motor Speedway

Neste sábado (20), a partir das 13h pelo horário de Brasília, teremos o início dos treinos qualificatórios da Indy 500, diretamente do Autódromo Internacional de Indianápolis, nos Estados Unidos.

Pelo fato desta prova ser especial no calendário da Fórmula Indy, os treinos qualificatórios funcionam de forma completamente diferente, sendo realizadas com uma semana de antecedência em relação à corrida.

Justamente por isso, nós do NasPistas resolvemos explicar como funciona o sistema do qualy.

Quando todos os carros na ordem de qualificação para sábado tiverem pelo menos uma chance de se classificar, as equipes podem escolher entre duas pistas no final dos boxes para tentativas subsequentes.

Os carros na Faixa Prioritária (Pista 1) devem retirar seu tempo qualificado, mas obter acesso prioritário à pista à frente da Faixa 2. Essa segunda faixa é para carros que já se classificaram e desejam tentar melhorar sua posição, mas optam por não correr o risco de perder a média de velocidade que eles já definiram.

Quando ocorrer o encerramento do tempo, às 18h50, as posições 13-30 serão definidas e esses pilotos não serão reclassificados no domingo. Já estão definidos os 12 pilotos que disputarão as primeiras quatro filas de três, e os quatro pilotos que disputarão as três vagas da última fila.

No domingo, dia 21 de maio, uma dezena de pilotos que ainda estará na luta pela pole terá uma hora de treinos, a que se seguirá imediatamente uma hora de treinos para o quarteto desesperado devido à luta pela última vaga.

Depois, teremos a qualificação para o Top 12, na qual as posições de sete a 12 serão determinadas. A ordem de corrida é baseada nos horários de sábado, do mais lento para o mais rápido, e cada carro tem uma tentativa garantida. O mais rápido dos seis avança para o Firestone Fast Six.

Os momentos decisivos do qualy da Indy 500

Na sequência, os quatro Qualificadores de Última Chance competirão pelas posições 31-33 – há 34 inscritos para a corrida deste ano, então alguém vai para casa no domingo à noite. Cada carro tem uma tentativa garantida e pode fazer várias tentativas até o tempo expirar.

A velocidade de qualificação mais recente do carro permanecerá elegível para a escalação inicial até que o tempo seja retirado ou as qualificações terminem. Por fim, teremos a disputa do Firestone Fast Six pela pole position na 107ª edição da Indy 500. As posições 1-6 serão determinadas e a ordem de execução é baseada nos tempos dos 12 primeiros classificados, do mais lento ao mais rápido. Cada carro tem uma tentativa garantida.

Os 12 primeiros pilotos no grid de largada receberão pontos da IndyCar Series, com o vencedor do P1 Award ganhando 12, o segundo mais rápido 11, perdendo para um ponto para o 12º colocado.

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Leave a Reply

Sair da versão mobile