A partir do ano que vem, a Andretti Autosport terá uma nova denominação. Em 2024, a equipe da Fórmula Indy passa a se chamar Andretti Global. A decisão foi anunciada na última terça-feira (05) e o novo nome será o mesmo da controladora da escuderia, de propriedade de Michael Andretti e Dan Towriss.
A medida servirá para simplificar as ações no futuro, concentrando toda a organização numa única identidade. Aliás, a modificação no nome valerá para todos os campeonatos disputados pela equipe no mundo, não apenas na Fórmula Indy.
Ou seja, a marca Andretti Global também aparecerá em competições como Indy NXT, Fórmula E, Extreme E, IMSA SportsCar Championship, Australian Supercars Championship e Super2 Series. Além disso, a escuderia tem planos de integrar o grid da Fórmula 1 a partir de 2026.
Dessa forma, será a segunda temporada seguida em que uma equipe mudará de nome. Anteriormente, a Arrow Schmidt Peterson Motorsports foi renomeada como Arrow McLaren SP no começo de 2020, a partir da parceria com a McLaren. No fim do ano passado, as iniciais de Schmidt Peterson foram retiradas, ficando apenas Arrow McLaren.
Marcus Ericsson será o novo reforço da Andretti na Indy
Atualmente, integram o grid da Andretti Autosport na Indy os norte-americanos Colton Herta e Kyle Kirkwood, além do francês Romain Grosjean e do canadense Devlin DeFrancesco. Estes dois últimos não permanecerão na escuderia para o ano que vem, enquanto os dois americanos irão seguir.
Já o sueco Marcus Ericsson irá trocar a Chip Ganassi pela Andretti Global em 2024, sendo o terceiro piloto no cockpit. Há rumores de que a quarta vaga na equipe poderá deixar de existir, caso não seja encontrado um substituto de qualidade. O futuro de Grosjean na Indy ainda é incerto.
A Andretti Motorsport anunciou, no começo do ano, uma mudança em sua política. Assim, passará a vetar a participação de pilotos pagantes, como DeFrancesco, que financiou seu lugar na escuderia nas últimas duas temporadas.
A edição de 2023 da Fórmula Indy será concluída com o GP de Laguna Seca, no próximo domingo (10). O espanhol Álex Palou se tornou bicampeão em Portland, com uma rodada de antecedência, no último fim-de-semana. O primeiro título do catalão foi em 2021.