Menu
in

Ferrucci teve passagem “meteórica” pela Penske; relembre

Como Santino Ferrucci, da IndyCar, se tornou piloto da equipe Penske por três dias e de AJ Foyt em tempo integral

Santino Ferrucci

Divulgação/Twitter Santino Ferrucci

Josef Newgarden bateu no GP de Iowa 2 na Fórmula Indy do ano passado e sofreu um desmaio logo depois do impacto. Assim, sua participação na segunda edição do GP de Indianápolis em 2022 foi uma incerteza. Dessa forma, Santino Ferrucci foi preparado para substituir o bicampeão da IndyCar, caso o piloto da Penske não tivesse condições de disputar a corrida, marcada apenas para uma semana depois.

Então, oficialmente, Ferrucci foi piloto da Penske por três dias. O norte-americano se especializou em ser substituto nas equipes da Fórmula Indy. Assim, nas 500 Milhas de Indianápolis de 2022, correu pela Dreyer & Reinbold Racing e se classificou em décimo lugar. Antes, terminou em nono no GP do Texas pilotando uma Rahal Lettermann Lanigan. Por fim, dirigiu um Juncos no GP de Detroit e ficou em 21º.

Ou seja, Santino Ferrucci quase correu pela quarta equipe diferente numa mesma temporada da Fórmula Indy, pela Penske. Entretanto, o titular Josef Newgarden foi liberado e disputou normalmente a etapa no tradicional circuito Indianapolis Motor Speedway.

“Foi uma honra ser chamado por Roger Penske e Tim Cindric para potencialmente substituir Josef”, disse Ferrucci. “Isso realmente tornou meu nome em evidência. Se a equipe Penske acreditava no meu talento, por que não outra equipe poderia confiar em mim também?”, questionou.

Ferrucci ficou em terceiro na última edição da Indy 500

Nesse sentido, outra equipe acreditou no talento de Ferrucci e o contratou como piloto para toda a temporada de 2023. Assim, o norte-americano pilota o carro de número 14 da AJ Foyt Racing, que pertence ao lendário ex-piloto que foi o primeiro homem a vencer as 500 Milhas de Indianápolis quatro vezes em sua carreira.

Aliás, na lendária Indy 500 do último dia 28 de maio, Santino Ferrucci terminou na terceira posição, atrás apenas do próprio Josef Newgarden, vencedor da prova, e do segundo lugar Marcus Ericsson. Na temporada de 2023, Ferrucci é o 16º colocado com 119 pontos. A próxima etapa da Fórmula Indy será no domingo que vem, 2 de julho, com a realização do GP de Mid-Ohio.

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Leave a Reply

Sair da versão mobile