Menu
in

Fittipaldi, Kanaan e Castroneves: relembre brasileiros que venceram 500 Milhas de Indianápolis

Em 106 edições, brasileiros chegaram no topo do pódio oito vezes, quebraram paradigmas e contribuiu para internacionalização da prova

Hélio Castroneves é o maior vencedor das 500 Milhas de Indianápolis

Andy Lyons/Getty Images

A 107ª edição das 500 Milhas de Indianápolis está prevista para acontecer no próximo dia 28 no Indianapolis Motor Speedway, em Indiana/EUA. Uma das provas mais tradicionais do automobilismo mundial também capítulos de protagonismo brasileiro. Ao longo dos últimos 35 anos, o Brasil tem sido personagem frequente com pilotos no mais alto do pódio ou na briga pelas primeiras posições e foi o pioneirismo nacional que quebrou paradigmas da prova.

Antes voltadas apenas ao público dos Estados Unidos, as 500 Milhas de Indianápolis tiveram sua “bolha” furada poucas vezes por pilotos europeus, como os franceses Jules Goux, René Thomas e Gaston Chevrolet, os britânicos Dario Resta e Graham Hill e o italiano Ralph de Palma. Os seis nascidos no Velho Continente eram os únicos não estadunidenses a vencerem a prova. A partir de 1989, o circuito passou a ser mais internacionalizado e tudo começou com um brasileiro.

Bicampeão e duas vezes vice-campeão da Fórmula 1, Emerson Fittipaldi foi o pioneiro também em levar o Brasil ao topo da Indy. Sua vitória foi a primeira desde 1966 a ser conquistada por um estrangeiro e veio após Al Unser Jr. o ultrapassar na última volta e se acidentar na penúltima curva. Quatro anos depois, em 1993, Fittipaldi novamente venceu.

Destaques brasileiros no Século XXI

A grande presença brasileira veio em 2001. Três pilotos venceram de forma consecutiva: Hélio Castroneves em 2001 e 2002, o quinto piloto até então a conseguir vencer duas provas seguidas, e Gil de Ferran em 2003. Neste ano, além de Ferran terminar em primeiro, Helinho encerrou em seguido e Tony Kanaan em terceiro, em um evento que contou pela primeira vez com dois presidentes dos Estados Unidos, George W. Bush e seu antecessor Bill Clinton.

Seis anos de hiato e Castroneves novamente encerrou a corrida no lugar mais alto do pódio em 2009. Esta prova foi especial para o brasileiro. Preso em 2008 por suspeita de fraude fiscal e liberado após fiança, Helinho foi julgado dois meses antes da prova e foi inocentado das acusações. Vencer a prova foi uma virada significativa para a manutenção de sua carreira, que segue até a atualidade.

Tony Kanaan se tornou o quarto brasileiro a vencer as 500 Milhas de Indianápolis. Em 2013, o baiano largou na quarta fila com o 12º melhor tempo, soube lidar bem com os eventos durante a prova e conquistou sua única vitória até o momento.

Em 2021, Hélio Castroneves disputava as 500 Milhas de Indianápolis em sua nova equipe, a Meyer Shark Racing (MSR). Na primeira prova, a vitória. Após décadas de Penske, Helinho obteve vitória típica de quem conhece o andamento da prova para se igualar a A. J. Foyt, Rick Mears e Al Unser como o maior vencedor de todos os tempos, com quatro troféus.

Ao longo da história, o Brasil está empatado com o Reino Unido como o segundo país com mais vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis. A diferença é que os britânicos conquistaram as oito provas com cinco pilotos, em vez dos quatro brazucas.

Brasileiros vencedores das 500 Milhas de Indianápolis

1989 – Emerson Fittipaldi (Patrick Racing)

1993 – Emerson Fittipaldi (Penske Racing)

2001 – Hélio Castroneves (Team Penske)

2002 – Hélio Castroneves (Team Penske)

2003 – Gil de Ferran (Team Penske)

2009 – Hélio Castroneves (Team Penske)

2013 – Tony Kanaan (KV Racing Technology)

2021 – Hélio Castroneves (Meyer Shark Racing)

Escrito por Taynã Melo

Jornalista à beira dos 30

Leave a Reply

Sair da versão mobile