Embora seja muito bonita e chamativa, a decoração patriótica que o carro #14 da AJ Foyt Racing traz para a 107ª edição das 500 Milhas de Indianápolis não tem apenas fins estéticos. A pintura que remete à bandeira americana tem um objetivo nobre: aumentar a conscientização e as doações para a HFOT — Homes For Our Troops ou “Casas para Nossas Tropas “, na tradução literal.
A organização pretende aproveitar a popularidade da Indy 500 para arrecadar fundos e construir lares dignos para as pessoas que trabalharam em um momento tão crítico da história americana. O objetivo é proporcionar esperança e dignidade aos veteranos que foram gravemente feridos no 11 de setembro. Para isso, a HFOT constrói casas personalizadas com adaptações que atendam às necessidades específicas de cada indivíduo.
Patrocinadora da AJ Foyt na Indy 500 dobrará o valor
A ABC Supply, que patrocinará a equipe na Indy 500, igualará as doações feitas para a HFOT, até um total de US$ 1 milhão, nas contribuições realizadas de 1 a 31 de maio. O foco da organização é permitir que os veteranos consigam se manter produtivos e atuantes na sociedade, independentemente de suas limitações.
Ao todo, a HFOT já construiu mais de 350 casas adaptadas nos Estados Unidos e pretende utilizar 90% das doações obtidas a partir dessa campanha na IndyCar diretamente na construção de novas casas.
Em 2022, a ABC Supply alcançou a meta de US$ 2 milhões em doações, somando os valores doados pelo público e o que a empresa igualou, em dez dias de arrecadação. Este ano, a empresa pretende aumentar o valor final com uma janela de arrecadação de 31 dias. As doações são feitas diretamente no site da HFOT.
Quando será a Indy 500?
Como é tradicional, os trabalhos no circuito de Indianápolis começam duas semanas antes da Indy 500, com o GP de Indianápolis — que é realizado em circuito misto. Essa etapa ocorrerá no dia 13/05. A corrida das tradicionais 500 milhas, disputada no circuito oval, acontecerá no dia 28/05.