Menu
in

 Josef Newgarden vence 500 Milhas na última volta; prova tem acidente impressionante

Piloto da Penske conquista vitória em sua 12ª participação

Alex Palou da Chip Ganassi largou na pole e terminou em quarto. Com a vitória, Newgarden se põe no mesmo quarto lugar, do campeonato, com 182 pontos. A indy volta a correr no GP de Detroit no próximo dia 4 de junho.

Josef Newgarden com a coroa de flores (Divulgação/Penske)

A 107ª edição das 500 Milhas de Indianápolis entregou tudo o que se esperava dela. Talvez, até demais.

Josef Newgarden, da Penske, vence a corrida na última das 200 voltas. Foi o primeiro anel de vencedor do norte-americano de 32 anos. Newgarden participou das 500 Milhas pela 12ª vez.

“Todo mundo me perguntava porque eu nunca tinha vencido. Eles olhavam para mim e duvidavam. Me sentia muito mal com isso. Sabia do que eu era capaz e, tudo isso, foi resultado do esforço de toda equipe”, analisou o vencedor.

A vitória de Josef veio com um grande drama. Depois da última bandeira vermelha causada por uma forte batida de Pato O´Ward da McLaren, ele foi para cima de Marcus Ericsson da Chip Ganassi, e com um “passadão”, rumou para a glória, a poucos metros do fim.

“Fizemos tudo certo, hoje. Estou orgulhoso do carro e foi uma última relargada incrível. Mas Newgarden foi bem no vácuo, por fora, e tomou a liderança.”, disse o resignado sueco, campeão das 500 Milhas, em 2022.

Um surpreendente Santino Ferrucci com o carro 14 da Foyt fechou o pódio.

Quanto aos brasileiros, Helio Castroneves com a Meyer Shank terminou na 15ª posição e Tony Kanaan, que veio só para essa etapa, fechou em 16º. O baiano de 48 anos deixa assim, a Fórmula Indy, depois de 25 temporadas, desde 1998.

“Que dia, que corrida! Vocês fizeram tudo ser especial. Não sei quanto tempo de vida eu tenho. Vou guardar para sempre. Eu volto aqui, mas como torcedor”, se declarou o brasileiro em entrevista a NBC ao fim da prova. Tony que correu com o 66 da McLaren.

Corrida tem acidente impressionante

Fora, a disputa eletrizante pela vitória, as 500 Milhas de Indianápolis de 2023 ficará marcada por um acidente impressionante.

Na volta 183, Felix Rosenqvist da McLaren bateu com a roda dianteira direita no muro e foi para o meio do oval, rodando. Foi o suficiente para Kile Kirkwood da Andretti não conseguir desviar e ser catapultado para o mesmo muro.

O norte-americano voltou para a pista com o carro tombado e raspando seu capacete no asfalto. Um pneu dele, ainda, se lançou para fora da pista atingindo um carro no estacionamento do Indianapolis Motor Speedway.

Escrito por Carlos Lemes

Leave a Reply

Sair da versão mobile