O último final-de-semana foi marcado pela única rodada dupla da temporada na Fórmula Indy. Assim, o circuito de Iowa Speedway sediou duas provas com percurso completo no sábado (22) e domingo (23). Ambas foram vencidas por Josef Newgarden. Mas David Malukas teve razões para comemorar.
Afinal, o norte-americano com descendência lituana da Dale Coyne terminou em 12º lugar na corrida 1 e melhorou sua colocação na corrida 2 em 8º lugar. Anteriormente, no treino oficial de classificação, Malukas largou em nono na primeira etapa e conseguiu uma honrosa terceira posição no grid na segunda prova.
“O carro não era tão rápido”, reconheceu David Malukas
Então, o piloto de 21 anos aprovou seu desempenho no fim-de-semana do GP de Iowa, mesmo que tenha perdido posições com relação à que largou na corrida de domingo (23). Durante as paradas, Malukas chegou a cair para a 19ª posição, mas recuperou vários postos ao longo da prova. A três voltas do final, ultrapassou três rivais, saltando da décima para a oitava colocação, da qual recebeu a bandeirada.
“Ao saber que largamos em terceiro, o oitavo lugar pode não parecer uma boa conquista, mas fizemos o nosso melhor hoje. Não cometemos nenhum erro estratégico e fizemos tudo com precisão. O carro simplesmente não era tão rápido quanto os líderes. Depois de estender a corrida a três voltas do fim, ainda conseguimos ganhar algumas posições. No geral, o fim-de-semana não foi ruim”, avaliou Malukas.
O piloto da Dale Coyne atualmente é o 17º colocado no campeonato da Fórmula Indy, somando 176 pontos. Em Iowa, David Malukas obteve o seu terceiro melhor resultado na temporada 2023. Anteriormente, havia se classificado em quarto lugar na etapa do Texas e em sexto em Mid-Ohio. Aliás, Malukas repetiu a oitava posição que conquistou na mesma corrida 2 de Iowa no ano passado.