A Meyer Shank Racing divulgou um comunicado afirmando que Blomqvist seguirá como piloto substituto de Simon Pagenaud até o enceramento da temporada 2023 da Fórmula Indy.
Pagenaud sofreu sintomas semelhantes aos de uma concussão após enorme acidente nos treinos em Mid-Ohio, em julho, causada por uma falha nos freios. Ele não conseguiu obter autorização da equipe médica da IndyCar após várias avaliações desde seu terrível acidente, e a MSR optou por colocar seu contratado de 2024, Tom Blomqvist, no carro #60 para as duas últimas corridas da temporada em Portland e Laguna Seca.
“Tenho trabalhado com uma excelente equipe de médicos e tenho feito progressos. O conselho do médico é que eu dedique mais tempo para voltar aos 100%, por isso não correrei as duas últimas corridas da temporada de 2023.”
“O acidente me deixou com sintomas pós-concussão persistentes. Estou trabalhando duro para voltar aos 100%, mas esse tipo de recuperação é único para cada indivíduo. Eu gostaria de poder estar lá fazendo o que amo e dirigindo meu carro de corrida, mas o acidente foi muito violento e me deixou concentrado na tarefa que tenho em mãos: minha saúde e recuperação.”
Blomqvist comenta substituição de Pagenaud
Blomqvist fez sua estreia na categoria em Toronto, mas depois de impressionar em uma sessão de qualificação no molhado, foi eliminado em logo na primeira curva.
Ele continua na disputa para repetir seu título IMSA SportsCar com a equipe Acura da MSR, apesar da equipe ter recebido uma penalidade de 200 pontos após vencer as 24 Horas de Daytona, quando foram descobertas irregularidades no relatório de pressão dos pneus.
“Obviamente as circunstâncias são bastante complicadas com a recuperação de Simon e toda a situação em torno do carro 60. Sei que toda a equipe e eu inclusive estamos pensando nele enquanto ele se recupera.”
“Tenho que agradecer a Jim Meyer e Mike Shank por me colocarem no carro e olharem para a próxima temporada, tendo sido confirmados para dirigir com a MSR no próximo ano. É bom ter essas corridas sob controle antes da temporada e trabalhar na preparação para meu programa completo em 2024. Fiz um breve teste em Toronto em circunstâncias muito desafiadoras – sem qualquer preparação real.”