Josef Newgarden, da Team Penske, foi o mais rápido no primeiro dia do Teste Aberto das 500 Milhas de Indianápolis na quarta-feira, que foi interrompido pela chuva e acabou não retornando mais por conta das condições de pista.
O atual campeão das 500 milhas de Indianápolis, Newgarden fez uma volta excelente de 228,811 mph ao redor do superspeedway de 2,5 milhas nas primeiras duas horas do dia. Kyle Larson, campeão da NASCAR Cup Series de 2021, conseguiu deixar o Chevrolet nº 17 Arrow McLaren em segundo lugar na tabela de tempos com 226,384 mph em evento especial que inclui também as 600 milhas de Charlotte.
O nº 9 Chip Ganassi Racing Honda de Scott Dixon, vencedor da Indy 500 em 2008 e seis vezes campeão da IndyCar Series, ficou em terceiro, com 226,346 mph. O atual e bicampeão da categoria, Alex Palou, pole-sitter da Indy 500 do ano passado, ficou diretamente atrás de seu companheiro de equipe CGR, em quarto lugar, depois de conseguir uma melhor volta de 226,201 mph.
Newgarden conseguiu garantir liderança antes da chuva cair
Houve apenas uma pequena parte de treino à tarde antes da chuva chegar, mas foi tempo suficiente para Colton Herta, da Andretti Global, fazer uma volta de 225,907 mph e terminar em quinto lugar geral – o primeiro à tarde entre os 21 pilotos que registraram um tempo competitivo.
Scott McLaughlin (Team Penske), Ed Carpenter (Ed Carpenter Racing), Kyle Kirkwood (Andretti Global), o novato Christian Rasmussen (Ed Carpenter Racing) e Felix Rosenqvist (Meyer Shank Racing) completaram o restante do top 10.
Por fim, cada um dos seis pilotos que executaram o Rookie Orientation Program e Refresher conseguiram completar as três fases. Pietro Fittipaldi (Rahal Letterman Lanigan Racing) foi o terceiro do grupo, seguido por Rasmussen, Nolan Siegal (Dale Coyne Racing) e Kyffin Simpson (Chip Ganassi Racing).