O piloto Felix Rosenqvist surpreendeu a todos ao registrar a pole position para o GP de Laguna Seca na IndyCar, que acontece neste domingo (10). Se despedindo da McLaren, o sueco cravou o tempo de 1min06s641, superando a concorrência para o circuito de Monterey, na Califórnia. Esta foi a segunda vez que ele alcançou o P1 na temporada, a primeira havia ocorrido no Texas.
De malas prontas para a Meyer Shank, Rosenqvist foi seguido por Scott McLaughlin, da Penske, que marcou o tempo de 1min06s651, figurando somente 0s010 mais lento do que o sueco. O P3 foi de Christian Lundgaard, que registrou 1min06s747, enquanto Josef Newgarden fechou com o quarto lugar.
Campeão da atual temporada, tendo sacramentado o título na prova passada, Álex Palou largará na terceira fila, a exemplo do vice-campeão, o experiente Scott Dixon. O top-10 ainda conta com Rinus VeeKay, Will Power, Romain Grosjean e Pato O´Ward.
No primeiro treino livre, Rosenqvist teve a perseguição de Colton Herta. O jovem da Andretti chegou a liderar a movimentação, mas acabou sendo eliminado de forma precoce, fato que o deixou fora do Fast 12. Com o isso, o piloto norte-americano largará apenas do 14º lugar.
O brasileiro Helio Castroneves, por sua vez, largará na última posição com a Meyer Shank. O representante nacional rodou na volta de classificação no primeiro segmento e foi eliminado, sem ter marcado tempo. Com isso, será o 27º do grid.
O GP Laguna Seca da IndyCar tem largada prevista para 15h30 (de Brasília) neste domingo (09). O Warm Up será às 13h. A transmissão do evento será feita por TV Cultura, ESPN e Star+, plataforma de streaming, do Grupo Disney. O circuito marca o encerramento oficial da temporada 2023 na categoria.
Embora o campeonato já esteja definido, o GP de Laguna Seca vale a briga pelo terceiro lugar. Newgarden aparece com 470 pontos, seguido de O´Ward, com 461 e McLaughlin, que tem 448 tentos.