in

Saiba o que Álex Palou precisa para ser campeão da Indy em Portland

Vitória de Scott Dixon no fim-de-semana adiou conquista antecipada de Álex Palou, que pode ser confirmada neste domingo (03)

Álex Palou é o atual campeão da Indy
Álex Palou é o atual campeão da Indy (Divulgação/Indy)

Álex Palou terá o segundo match point na Fórmula Indy neste domingo (03). O espanhol da Chip Ganassi tem a chance de ser o primeiro piloto a garantir o título de maneira antecipada nos últimos 18 anos. O GP de Portland no domingo (03) pode trazer a confirmação matemática do bicampeonato.

Como seu parceiro de Chip Ganassi, Scott Dixon, venceu as duas últimas corridas, o neozelandês é o único que ainda pode ameaçar a conquista de Álex Palou. Com o triunfo no GP de St. Louis, em Gateway no domingo (27), o veterano reduziu a distância de 101 para 74 pontos.

Nas duas provas restantes da temporada, 108 pontos estarão em jogo. Depois de Portland, haverá o GP de Laguna Seca no próximo dia 10 de setembro. Mas já no próximo fim-de-semana, Álex Palou poderá repetir a festa que fez em 2021. Ou seja, o catalão pode ser o primeiro, desde o britânico Dan Wheldon em 2005, a ser campeão da Fórmula Indy com antecedência, antes da última prova.

Álex Palou será bicampeão se terminar em terceiro ou na frente de Scott Dixon

Para Álex Palou sacramentar o bi em Portland neste fim-de-semana, o espanhol da Chip Ganassi precisará de uma terceira posição, independente da colocação de Scott Dixon. Caso o catalão conquiste um lugar no pódio, não adiantará o neozelandês obter a pole, vencer a corrida e liderar o maior número de voltas.

Caso Scott Dixon vença, mas não conquiste a pole e nem a pontuação por mais voltas na dianteira, a quarta colocação seria suficiente para Álex Palou. Este precisa manter uma diferença de 54 pontos para seu companheiro de Chip Ganassi em Portland. Outra forma mais simples é o catalão chegar na frente de Dixon. Ou Palou terminar em quinto no domingo (03) e apenas largar em Laguna Seca no dia 10.

O espanhol atualmente tem 565 pontos. Para alcançar o título de forma matemática, Álex Palou necessita aumentar a pontuação para 599, o número máximo que Scott Dixon pode chegar. Atualmente com 491, o neozelandês necessitaria de dois fins-de-semana perfeitos para atingir a soma. Dessa forma, o catalão será bicampeão se obter 34 pontos em Portland e em Laguna Seca.

Mesmo que Scott Dixon tenha vencido as duas últimas rodadas da Fórmula Indy, caso o veterano termine empatado em pontos com Álex Palou, o desempate seria favorável ao espanhol. O europeu comemoraria por conta dos três terceiros lugares acumulados, contra um do neozelandês.

Avatar

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Comentários

Loading…

Moto1000GP, pilotos, acidente

Polícia vai investigar grave acidente que deixou dois pilotos mortos na Moto1000GP

Fernando Alonso, Aston Martin, Fórmula 1

Fernando Alonso supera marca de Michael Schumacher pela Fórmula 1