Menu
in

Scott Dixon vence GP de Detroit marcado por oito bandeiras amarelas na Indy

Etapa no circuito de rua da Fórmula Indy em Detroit foi marcada pela raridade da bandeira verde, além da chuva

Scott Dixon

Veterano automobilista neozelandês foi o único prejudicado pelo novo sistema de motores híbridos da Fórmula Indy (Reprodução / Facebook - Scott Dixon)

Scott Dixon levou a melhor num caótico Grande Prêmio de Detroit da Fórmula Indy neste domingo (2). Completaram o pódio Marcus Ericsson e Marcus Armstrong. Pietro Fittipaldi foi o 13º colocado, enquanto Hélio Castroneves terminou em 25º.

A sexta etapa da competição teve excesso de bandeiras amarelas, com oito ao todo num total de 100 voltas. A primeira foi provocada na primeira curva depois da largada, em que seis carros ficaram engarrafados. Uma batida de Théo Pourchaire em Will Power fez com que o experiente piloto girasse e provocasse um grande congestionamento, com os veículos enfileirados.

Palou, que largou em segundo, teve problemas com os pneus macios e foi perdendo posições na volta 11, antecipando a ida para os boxes.

Na 16ª volta, Santino Ferrucci colidiu com Hélio Castroneves na 16ª volta, após o norte-americano girar próximo da curva, com o brasileiro não evitando o contato. Ferrucci seria punido com um stop and go. Pole position, Colton Herta se manteve na ponta.

Na volta 33, mais uma bandeira amarela seria motivada por uma batida de Scott McLaughlin na barreira de pneus. Além disso, a chuva apareceu em alguns pontos, o que fez alguns pilotos arriscarem com pneus para pista molhada.

A bandeira amarela reapareceu devido a um problema no carro de Rinus Veekay. Ao mesmo tempo, uma nova parada nos boxes e a trégua da chuva fariam com que os automobilistas colocassem pneus lisos. Herta, que havia perdido a liderança, saiu da pista, provocando nova amarela. Ela retornaria numa colisão entre Christian Lundgaard e Romain Grosjean na 53ª volta.

A liderança era de Kyle Kirkwood, mas ele seria prejudicado pela sétima bandeira amarela devido a mais um contato de McLaughlin com a barreira de pneus, após uma tentativa de ultrapassagem. Com os carros indo para os boxes, Scott Dixon assumiria a liderança até o final.

A oitava e última amarela ocorreria com um toque em que se envolveram Josef Newgarden, Kirkwood e Palou. Dixon cruzou a linha de chegada em primeiro. Pela ordem, finalizaram o GP de Detroit da Indy na sequência: Ericsson, Armstrong, Kirkwood, Alexander Rossi, Will Power, Pato O’Ward, Felix Rosenqvist, Santino Ferrucci e Theo Pourchaire.

A próxima rodada da Fórmula Indy será no domingo que vem (9), através do GP de Road America, na cidade de Elkhart Lake, em Wisconsin.

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Leave a Reply

Sair da versão mobile