Neste sábado (12), aconteceu o GP de Indianápolis 2 no circuito misto de Indianápolis Motor Speedway. Assim, a 14ª etapa da temporada da Fórmula Indy teve vitória do australiano Scott Dixon, que triunfou pela primeira vez em 2023.
Mesmo que tenha rodado na primeira volta, o hexacampeão da Indy conseguiria triunfar pela 53ª vez na carreira. Dessa forma, o piloto da Chip Ganassi resistiu à pressão do norte-americano Graham Rahal (RLL) nas voltas finais. Este terminou na segunda colocação, a apenas 0,477 segundo de Scott Dixon. Já o mexicano Pato O’Ward (Arrow McLaren) concluiu em terceiro, fechando o pódio.
Pole position em Indianápolis, Graham Rahal por muito pouco não acabou com um jejum de seis anos sem vitórias na Indy. Aliás, foi o primeiro pódio do piloto da RLL desde o GP do Texas de 2021.
Scott Dixon se envolveu em acidente no começo da corrida
Scott Dixon teve o início da prova prejudicado, ao tentar se desvincilhar do neozelandês Marcus Armstrong (Chip Ganassi). Este, ao ser tocado pelo espanhol Álex Palou (Chip Ganassi), rodou, com Romain Grosjean (Andretti) e Josef Newgarden (Penske) atingindo Armstrong.
Então, Dixon rodaria sozinho ao evitar o choque com Marcus Armstrong, mas acertaria Palou. Dessa forma, acabou perdendo várias posições, precisando fazer uma corrida de recuperação. A prova só seria retomada na oitava volta, logo após a saída do safety car.
Graham Rahal liderou a maior parte da etapa, mas a estratégia de Scott Dixon seria bem-sucedida, assumindo o primeiro lugar no trabalho nos boxes e economizando combustível na reta final. Assim, Rahal chegou a diminuir a distância, nas últimas 20 voltas, de seis para somente um segundo, com Dixon sendo atrapalhado por retardatários. Mas o veterano australiano de 43 anos conseguiria sustentar a vitória, sua primeira em 2023.
Líder da temporada, Álex Palou concluiu o GP de Indianápolis 2 na sétima colocação. Já o brasileiro Hélio Castroneves (Meyer Shank) se classificou em 15º. Com a vitória, Scott Dixon retomou a segunda colocação do campeonato, ultrapassando Josef Newgarden, que foi apenas o 25º.
A próxima etapa da Fórmula Indy será a última corrida oval do ano, o GP de Gateway, no circuito de Madison, no Estado de Illinois. A prova está marcada para o próximo dia 26 de agosto.