Menu
in

Scott Dixon vence pela primeira vez na temporada da Indy em Indianápolis

Veterano piloto australiano Scott Dixon triunfou neste sábado (12), no circuito misto de Indianápolis Motor Speedway

Divulgação/Indy

Neste sábado (12), aconteceu o GP de Indianápolis 2 no circuito misto de Indianápolis Motor Speedway. Assim, a 14ª etapa da temporada da Fórmula Indy teve vitória do australiano Scott Dixon, que triunfou pela primeira vez em 2023.

Mesmo que tenha rodado na primeira volta, o hexacampeão da Indy conseguiria triunfar pela 53ª vez na carreira. Dessa forma, o piloto da Chip Ganassi resistiu à pressão do norte-americano Graham Rahal (RLL) nas voltas finais. Este terminou na segunda colocação, a apenas 0,477 segundo de Scott Dixon. Já o mexicano Pato O’Ward (Arrow McLaren) concluiu em terceiro, fechando o pódio.

Pole position em Indianápolis, Graham Rahal por muito pouco não acabou com um jejum de seis anos sem vitórias na Indy. Aliás, foi o primeiro pódio do piloto da RLL desde o GP do Texas de 2021.

Scott Dixon se envolveu em acidente no começo da corrida

Scott Dixon teve o início da prova prejudicado, ao tentar se desvincilhar do neozelandês Marcus Armstrong (Chip Ganassi). Este, ao ser tocado pelo espanhol Álex Palou (Chip Ganassi), rodou, com Romain Grosjean (Andretti) e Josef Newgarden (Penske) atingindo Armstrong.

Então, Dixon rodaria sozinho ao evitar o choque com Marcus Armstrong, mas acertaria Palou. Dessa forma, acabou perdendo várias posições, precisando fazer uma corrida de recuperação. A prova só seria retomada na oitava volta, logo após a saída do safety car.

Graham Rahal liderou a maior parte da etapa, mas a estratégia de Scott Dixon seria bem-sucedida, assumindo o primeiro lugar no trabalho nos boxes e economizando combustível na reta final. Assim, Rahal chegou a diminuir a distância, nas últimas 20 voltas, de seis para somente um segundo, com Dixon sendo atrapalhado por retardatários. Mas o veterano australiano de 43 anos conseguiria sustentar a vitória, sua primeira em 2023.

Líder da temporada, Álex Palou concluiu o GP de Indianápolis 2 na sétima colocação. Já o brasileiro Hélio Castroneves (Meyer Shank) se classificou em 15º. Com a vitória, Scott Dixon retomou a segunda colocação do campeonato, ultrapassando Josef Newgarden, que foi apenas o 25º.

A próxima etapa da Fórmula Indy será a última corrida oval do ano, o GP de Gateway, no circuito de Madison, no Estado de Illinois. A prova está marcada para o próximo dia 26 de agosto.

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Leave a Reply

Sair da versão mobile