Hélio Castroneves é uma verdadeira referência dentro do automobilismo brasileiro, principalmente quando o assunto é a Indy 500. Assim, o piloto ganhou a prova em quatro oportunidades (2001, 2002, 2009 e 2021) e ficou em segundo lugar por três vezes (2013, 2014 e 2017). Nesse domingo (28), Castroneves volta ao tradicional circuito e projetou o que espera da edição de 2023.
“Temos vários desafios e por isso é uma corrida tão difícil. A competição acirrada pode aumentar o risco de acidentes, também tem o fator dos pneus que estão mais macios. Isso facilita situações com os carros indo do pelotão de trás para frente e vice-versa. Será interessante”, disse o piloto em entrevista ao site Itatiaia.
Infelizmente, o brasileiro não conseguiu ter um bom desempenho na qualificação, largando apenas na 20ª posição (33 carros devem disputar a corrida). Desse modo, Hélio Castroneves falou sobre o que é necessário para conseguir conquistar um bom resultado nas 500 milhas de Indianápolis.
“São vários ajustes. O fator balanço do carro em ar limpo e ar sujo, manter os desgastes de pneus no menor possível e o nível de pressão aerodinâmica suficiente para ser rápido na reta, mas também manter a aderência nas curvas. Essas combinações demoram para sincronizar porque as variações de oportunidades são bem diferentes a cada momento”, explicou o piloto de 48 anos.
Hélio Castroneves: uma carreira de sucesso
Hélio Castroneves é um dos pilotos mais experientes da Fórmula Indy, disputando a categoria pela primeira vez em 2001. Inclusive, vale lembrar que ele conquistou a Indy 500 logo no seu primeiro ano. De 2001 a 2017, o brasileiro defendeu a Penske, uma das equipes mais tradicionais do Grid. Durante esse período, ele foi vice-campeão da Indycar em quatro ocasiões: 2002, 2008, 2013 e 2014.
Atualmente, Castroneves defende a Meyer Shank Racing, uma equipe com bem menos poder aquisitivo. Contudo, ele chegou a ganhar a Indy 500 em 2021 com esse time. Desse modo, o brasileiro renovou o contrato e deve permanecer lá até 2024. Assim, ele correrá tanto na Indycar, quanto na Sportscars, categoria de carros de turismo.
Por fim, Hélio Castroneves ainda afirmou que as 500 milhas de Indianápolis é prova mais especial de toda sua carreira.
“Correr em Indianapolis é uma oportunidade única, uma experiência incrível em um templo do automobilismo mundial. É um desafio muito grande e uma recompensa imensa”, finalizou o piloto.
A corrida
Hoje será disputada a 107ª edição da Indy 500, uma das provas mais tradicionais do automobilismo mundial. O pole position será o espanhol Álex Palou. Tony Kanaan é outro piloto brasileiro que disputará a corrida pela Arrow McLaren. Vale lembrar que Tony ganhou a tradicional prova em 2013 e também foi campeão da Indycar em 2004.