Em ritmo alucinante, Aleix Espargaró venceu a Sprint Race do GP da Catalunha nesta manhã de sábado (25) na MotoGP. A disputa ficou marcada por incríveis três quedas de pilotos que lideravam a prova curta. Raul Fernández, Brad Binder e Francesco Bagnaia foram vítimas da “maldição” no circuito espanhol, este último já na volta final.
A prova se iniciou com boa disputa entre Pedro Acosta e Francesco Bagnaia pela liderança, mas não demorou muito para a surpresa Raul Fernández aparecer e assumir o topo da prova rápida. A festa dele, no entanto, durou pouco. Na curva 10, o espanhol sobrou na quarta volta e abandonou a sprint.
Novo líder da prova, o sul-africano Brad Binder passou pela mesma amarga experiência duas voltas depois. Novo herdeiro da dianteira, Pedro Acosta foi rapidamente ultrapassado por Francesco Bagnaia, que segurou a dianteira até à última volta, quando também foi para o chão, deixando a vitória nas mãos de Aleix Espargaró.
Marc Márquez foi um dos destaques da Sprint Race
Portanto, o destaque positivo da prova, o espanhol Marc Márquez fez uma sprint esplêndida, saindo do 14º lugar para o segundo posto, com direito a uma ultrapassagem espetacular diante do compatriota e novato Pedro Acosta, que com o abandono de Bagnaia, fechou no terceiro lugar da corrida curta.
Com o resultado, Jorge Martín, quarto colocado na Sprint Race comemorou bastante, haja visto que chegou aos 135 pontos, ampliando a frente na liderança. A MotoGP agora tem um novo vice-líder. Protagonista em evolução neste início de temporada, Marc Márquez subiu aos 98 tentos e ultrapassou Bagnaia. O atual bicampeão da categoria rainha estacionou nos 91 tentos, e ainda perdeu mais um posto, sendo superado por Enea Bastianini.
Aleix Espargaró, por sua vez, chegou aos 63 pontos na disputa, seguindo assim na oitava posição, mas agora mais próximo de Brad Binder, que ficou zerado na sprint. O piloto da Aprilia largará na pole position neste domingo (25).