Atual bicampeão do WorldSBK, o espanhol Álvaro Bautista vive um cenário incerto acerca do seu futuro na categoria, não descartando um adeus à Ducati. Com as negociações ainda em curso por uma extensão de vínculo, ele já deixou evidente que só vai permanecer no time italiano se as exigências forem atendidas.
Durante o circuito de Most, na República Tcheca, realizado no último final de semana, Álvaro Batista confirmou pela primeira vez publicamente o desejo de permanecer na escuderia para 2025, mas admitiu que essa decisão não está exclusivamente em suas mãos.
“Se a Ducati quer que eu assine na World Ducati Week, eles têm que me dar o que eu quero. Simone Battistella [agente de Bautista] tem outras opções com certeza, mas não posso dizer qual delas; temos alguns Planos B” avaliou o piloto espanhol.
Na visão de Álvaro Bautista, o cenário de negociação agora é distinto do que houve em 2019, quando deixou a Ducati no SBK. O experiente piloto acredita que o sucesso na categoria o coloca em um cenário mais forte nas discussões por um “fico”.
“Naquela época (2019) foi minha primeira vez no WorldSBK e agora sou bicampeão mundial. Então é muito diferente”, pontuou o ex-piloto de MotoGP.
Álvaro Bautista em “queda livre”
Campeão do WorldSBK de forma dominante nas duas últimas temporadas, Álvaro Bautista está distante da corrida pelo título em 2024, vendo Toprak Razgatlioglu inverter os papéis. No momento, o espanhol da Ducati está a 100 pontos de distância do piloto turco da BWM, que vem “varrendo” os circuitos, alcançando três hat-tricks consecutivos, o último deles faturado justamente em Most. Para Álvaro, no entanto, a etapa terminou de forma melancólica com uma queda após incidente em disputa por posição.
A categoria retoma seu calendário somente nos dias 9 a 11 de agosto, com o GP de Algarve, em Portugal, que marca o início da segunda metade do cronograma de provas da temporada.