Francesco Bagnaia, atual líder da MotoGP, venceu mais uma prova neste domingo (20). Desse modo, o piloto da Ducati largou em primeiro e liderou todo o Grande Prêmio da Áustria, décima etapa da temporada 2023. Essa, inclusive, foi a sua quinta vitória na atual temporada, abrindo 62 pontos em relação ao segundo colocado, Jorge Martín.
O italiano só teve problemas no início da prova, quando Brad Binder esboçou alguns ataques. No entanto, o sul-africano não teve êxito, ficando apenas com a segunda posição. Marco Bezzechi, com uma Ducati da VR46, completou o pódio, sendo seguido de perto por Luca Marini, seu companheiro de equipe. Álex Márquez ficou em quinto, fechando os cinco melhores.
Maverick Vinãles largou mal mais uma vez e terminou na sexta posição com sua Aprilia. Jorge Martín, o segundo colocado da categoria, terminou em sétimo, sendo seguido por Aleix Espargaró. Por fim, Fabio Quartararo, e Enea Bastianini completaram o top-10.
A próxima prova da MotoGP ocorrerá no dia 3 de setembro, com a disputa do Grande Prêmio da Catalunha, no Circuito de Barcelona.
Bagnaia ganha tranquilamente; Viñales larga muito mal
A corrida no Red Bull Ring começou com Fracesco Bagnaia mantendo a primeira posição, sendo seguido por Brad Binder e Jack Miller. Maverick Viñales, que havia largado na segunda posição caiu para a décima nos metros iniciais. Bem rapidamente, os dois primeiros colocados abriram uma boa vantagem em relação aos demais.
A prova teve um início bem tranquilo, e Jorge Martín cumpriu a volta longa na abertura da quarta volta. No quinto giro, Binder começou a atacar Bagnaia, mas sem conseguir a ultrapassagem. Por outro lado, Álex Márquez tomou a terceira posição de Miller. O australiano da KTM, inclusive, começou a perder várias posições seguidamente. Além disso, Miguel Oliveira abandonou a prova com problemas.
Na décima volta, Bagnaia já abria meio segundo em relação a Binder. Já Álex Márquez seguia 1,8s distante do sul-africano. Após 13 voltas, Miller seguia despencando e já aparecia na décima posição. Em seguida, Joan Mir caiu com a sua Honda, deixando a disputa.
O GP da Áustria chegou na metade com Bagnaia na frente, sendo seguido por Binder, Álex Márquez, Bezzechi e Marini. Desse modo, o italiano da Ducati já abria 1,1 segundo de frente para Binder. Aos poucos, o sul-africano começou a perder ritmo e, com 20 voltas, já estava 3 segundos atrás do líder da prova.
Por fim, Bezzechi superou Álex Márquez e tomou a terceira colocação. Faltando três voltas para o encerramento da corrida, Marini também passou o espanhol. Na frente, Bagnaia seguiu tranquilo para vencer mais uma prova na temporada, seguido por Binder e Bezzechi.