Seguindo a linha do que havia sido a disputa da Sprint Race, a corrida principal do GP da Catalunha reservou fortes emoções na manhã deste domingo (26). Tendo largado na primeira fila, o italiano Francesco Bagnaia conseguiu uma importante vitória na caça ao líder do campeonato, o espanhol Jorge Martín, que até chegou a liderar a prova por algumas voltas, mas terminou em segundo. Marc Márquez, em nova corrida de redenção galgou da 14ª posição para fechar o pódio.
Responsável por cravar a pole position, Aleix Espargaró voltou a apresentar dificuldades na largada com a sua Aprilia. O espanhol, no entanto, ainda chegou a brigar por um lugar no pódio e protagonizou a disputa principal nas últimas voltas, não obtendo êxito no pleito.
Tendo largado muito bem, Francesco Bagnaia já assumiu a ponta antes da primeira curva, sendo acompanhado por Pedro Acosta. Vindo de trás, Jorge Martín assumiu o topo da corrida na volta 4, mas acabou não suportando a pressão do italiano, e tomou o “troco”.
Repetindo o desempenho alucinante visto na Sprint Race, Marc Márquez saiu do distante 14º lugar para cravar o seu terceiro pódio consecutivo. O Formiga Atômica arriscou correr com pneus macios, o que se tornou um grande risco por conta do alto desgaste, mas fez uma prova irretocável, suportando uma intensa pressão de Aleix Espargaró.
Bagnaia volta a encostar
Depois de ter caído na corrida curta do circuito espanhol, Bagnaia conseguiu reduzir a frente no pleito pelo título contra Jorge Martín na MotoGP. O 21º na carreira, o primeiro na Catalunha, levou o italiano aos 116 pontos, estando a 39 tentos de distância do líder. Acumulando resultados impressionantes por estar com uma moto de 2023, Márquez é o terceiro, com 114 tentos. O Formiga Atômica sabe que um desempenho positivo é de suma importância para conquistar o assento em uma equipe de fábrica em 2025.