Álvaro Bautista teve um fim-de-semana perfeito em Portugal, obtendo o hat-trick. O espanhol da Ducati Aruba.it Racing ganhou as duas corridas no circuito de Portimão, além da sprint válida pela penúltima etapa da temporada do WorldSBK, o Mundial de Superbikes. Os eventos ocorreram entre 29 de setembro e 1º de outubro.
Como seu principal concorrente, o turco Toprak Razgatlioglu (Yamaha), terminou em segundo nas três baterias, Bautista ainda não pôde celebrar o bicampeonato com uma rodada de antecedência. Portanto, o espanhol de 38 anos necessita de apenas dois pontos para confirmar a segunda conquista consecutiva. A vantagem do piloto da Ducati Aruba.it Racing para Razgatlioglu é de 60 pontos.
O atual campeão da WorldSBK fez muitos elogios ao seu maior adversário. “Vimos o melhor Toprak desta temporada. Ele tem sido muito agressivo e me defendeu muito bem por dentro. Então decidi ultrapassá-lo por fora e a jogada correu bem. Foi muito divertido e agora estou pensando em Jerez“, declarou Bautista.
A etapa de encerramento da temporada da World SBK será na Espanha, no circuito de Jerez, entre 27 e 29 de outubro. Em Portimão, a Ducati garantiu o título dos construtores do Mundial de Superbikes, somando 642 pontos. Na segunda colocação, aparece a Yahama com 532 pontos. Na sequência, despontam Kawasaki (371 pontos), BMW (211) e Honda (195).
Classificação do WorldSBK, liderado por Bautista
1º Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) 566
2º Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) 506
3º Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) 350
4º Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) 300
5º Axel Bassani (Motocorsa Racing) 244
6º Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing – Ducati) 233
7º Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) 205
8º Xavi Vierge (Team HRC) 140
9º Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK) 140
10º Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team) 139