Marco Bezzecchi conquistou a terceira pole position de MotoGP em 2023 no Grande Prêmio da Índia, com o piloto do VR46 ficando por pouco à frente dos candidatos ao título Jorge Martin e Francesco Bagnaia.
O piloto da VR46 Ducati continuou a exibir a velocidade imperiosa que mostrou durante todo o fim de semana nas primeiras sessões da disputa da pole, ficando em segundo lugar geral atrás de Martin quando as voltas iniciais foram concluídas, este último registrando uma nova volta mais rápida do fim de semana em um 1 :44,153s.
Martin lutou para melhorar seu benchmark à medida que os ataques finais avançavam, deixando Bezzecchi realizando um esforço impressionante para ser o mais rápido faltando apenas alguns minutos para o fim do relógio, seus 1:43.947s.
Martin parecia estar bem em sua última volta ao cruzar a penúltima etapa três décimos atrás de seu rival, embora uma etapa final emocionante o tenha reduzido a margem para apenas 0,043s, seu tempo bom o suficiente para mantê-lo em segundo atrás de Bezzecchi.
No entanto, faltou para Bagnaia o ritmo final para levá-lo aos seus colegas pilotos da Ducati, mas ainda assim superou a outra entrada do VR46 de Luca Marini para reivindicar o último lugar da primeira fila em terceiro.
Entretanto, Joan Mir teve uma exibição impressionante ao completar os cinco primeiros com a sua Honda de fábrica, à frente do companheiro de equipa Marc Márquez, com a dupla apenas meio segundo de Bezzecchi.
Takaaki Nakagami conseguiu marcar o seu tempo pouco antes dos amarelos, mostrado pela queda de Márquez na Curva 5, o que foi bom o suficiente para dividir as KTM de fábrica de Binder e Jack Miller em 15º da geral.
Franco Morbidelli não conseguiu juntar-se ao seu companheiro de equipa na Q2 e conseguiu garantir apenas o 17º lugar para a Yamaha, enquanto Miguel Oliveira também teve dificuldades enquanto o seu companheiro de equipa da RNF Aprilia chegou à disputa da pole, com o português conseguindo um tempo que o colocou em 19º lugar.
Pol Espargaró largará em 20º pela GasGas, enquanto os pilotos substitutos Stefan Bradl e Michele Pirro completaram o grid para as equipes LCR Honda e Ducati de fábrica, respectivamente.