in

Calendário de MotoGP 2024: veja as datas das corridas

Pré-temporada da MotoGP já contemplou os primeiros testes e nova sessão de movimentações ocorre na próxima semana

MotoGP
Divulgação - MotoGP - Twitter

Principal categoria da motovelocidade, a MotoGP está na contagem regressiva para o início de mais uma temporada. Em menos de um mês, os motores roncam para um 2024 cercado de grandes expectativas. Um dos pontos de destaque está a transferência de Marc Márquez da Honda para a Ducati Gresini e o fato do cronograma registrar um volume histórico de provas, sendo 22 ao todo.

As emoções começam a partir do dia 10 de março com o GP do Catar. Depois de ser lançada para o desfecho do calendário, a etapa agora volta ao posto de abertura do campeonato, por conta das reformas no circuito de Lusail.

Depois do “primeiro ato”, a MotoGP viaja até Portugal e ruma para a América, com as provas na Argentina e no GP das Américas. Na última semana de abril, o circuito europeu será iniciado com o GP da Espanha. Neste intervalo, quatro circuitos estão programados para o país.

Como de praxe, as férias de verão estão programadas para o calendário da MotoGP, ocorrendo entre julho e agosto. A etapa da Alemanha fica responsável por encerrar a primeira metade, enquanto o GP de Silverstone, no Reino Unido, reabre o cronograma.

No dia 8 de setembro, o GP de San Marino dará início à turnê no continente asiático, que ainda conta com as etapas da Índia, Austrália, Indonésia, Japão, Tailândia e Malásia. O desfecho da temporada ocorre no dia 17 de novembro, com o GP de Valencia.

Calendário da MotoGP em 2024

A primeira bateria de testes e pré-temporada foi realizada nos dias 6 a 8 de fevereiro, em Sepang, na Malásia. As escuderias Honda e Yamaha tiveram vantagem de iniciar as movimentações mais cedo, por conta do regulamento das concessões fixado para a temporada 2024.

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, o GP de Lusail, no Catar, responsável pela abertura da temporada, receberá uma nova bateria de testes. Além da ida de Márquez para a Gresini, houve outras trocas na MotoGP; veja abaixo:

Luca Marini – da VR46 para a Honda

Fabio Giannantonio – da Yamaha para VR46

Pedro Acosta – da Moto2 para a GasGas Tech3

Johhan Zarco – da Ducati para a LCR Honda

Avatar

Escrito por Cido Vieira

Comentários

Loading…

Jack Doohan aposta em experiência para tentar vaga na Fórmula 1 em 2025

Jack Doohan aposta em experiência para tentar vaga na Fórmula 1 em 2025

Dona da Fórmula 1 se aproxima da MotoGP

Veja o calendário completo das apresentações da MotoGP 2024