Equilíbrio. Assim tem sido o início da temporada 2024. Depois de um franco domínio da Ducati no último ano, a Aprilia tem conseguido igualar o ritmo da escuderia rival e tem feito bonito, vencendo inclusive no último final de semana, com Maverick Viñales, no GP das Américas, no Texas.
Das seis corridas disputadas até o mesmo (três principais e três sprints), Ducati e Aprilia faturaram três triunfos cada. No recorte dos últimos quatro páreos, Maverick Viñales levou a melhor em três.
Em entrevista à TNT Sports, o CEO da Aprilia Racing, Massimo Rivola, exaltou o bom momento vivenciado pelo time italiano.
“Para ser sincero, se olharmos bem para os números, no Qatar a moto mais rápida foi a #41 [Aleix Espargaró]. Se olharmos bem para os números, em Portimão a moto mais rápida foi a #12 [Maverick Vinales]. Aqui, a moto mais rápida foi novamente a #12.”, iniciou o chefe da Aprilia.
“Estamos no caminho certo, principalmente com o Maverick que está claramente no lugar certo. Nosso trabalho é mantê-lo lá”, complementou Rivola.
No COTA neste final de semana, Maverick Viñales venceu a Sprint Race e largou na pole position da corrida principal. Tendo problemas no câmbio na saída, o piloto espanhol caiu para a 11ª posição do grid. Em uma corrida de franca recuperação, ele galgou posições até reassumir a ponta na 13ª volta, a sete do fim.
Aprilia deve ter nova atualização
Ainda no papo, Rivola revelou que a Aprilia deve contemplar uma nova atualização brevemente no sistema de partida, que já tem sido alvo de comentários positivos.
“Daremos mais um passo mais tarde na temporada. Sabemos no que estamos trabalhando e o que pode nos trazer benefícios. Mas isso leva tempo. Não é uma coisa plug-and-play. Precisamos de um grande trabalho de Lorenzo Savadori na equipe de testes e de nossos fornecedores para fazer um trabalho rápido”, seguiu o CEO da escuderia.
Com o triunfo duplo no GP das Américas, Maverick Viñales chegou à terceira posição no campeonato, estando a 24 tentos do líder Jorge Martin, e apenas três do vice-líder Enea Bastianini.