A temporada 2024 da MotoGP vai começar e uma das grandes expectativas fica em torno de como será o desempenho de Marc Márquez. Depois de 11 anos pilotando uma Honda, o Formiga Atômica agora terá o desafio na Gresini Ducati.
Prospectando o que se esperar do hexacampeão da categoria rainha da motovelocidade, jornalistas do site Crash.net deram seus palpites do rendimento e desafios que o espanhol terá pela frente a partir deste próximo final de semana.
A primeira avaliação foi sobre como será o desempenho de Marc Márquez na corrida inaugural da temporada, o GP de Lusail, que ocorre neste domingo (10). Na visão de Peter McLaren, o experiente piloto vai cravar um lugar entre os seis primeiros e tem possibilidade de figurar no pódio. Para Robert Jones, o aproveitamento do espanhol nos testes o credenciam a brigar pelo top-5.
“Marc Márquez tem sido forte até agora nos testes e tão desafiador para os cinco primeiros, ou mesmo um pódio, não parece estar fora de questão”, disse Jones, sendo complementado por Jordan Moreland. “Se ele terminar entre os cinco primeiros ou no pódio, será o começo perfeito”, avaliou o especialista.
Na sequência, os comentaristas foram questionados sobre quantas corridas Márquez tem condições de vencer no ano, e se ele reúne chances de brigar pelo título.
Peter McLaren: As pistas no sentido anti-horário são suas favoritas. O recorde de Marquez é inigualável na COTA e Sachsenring, então eles são os lugares óbvios para esperar algo especial. Depois, há Aragão, Ilha Phillip, Valência… Se Marquez ganhar corridas, ele pode lutar pelo título, mas provavelmente outros podem de 7 a 8!
Robert Jones: Estou prevendo que Marquez vencerá um total de oito corridas, incluindo sprints, com COTA, Argentina, Le Mans, Sachsenring, Buriram e Phillip Island os lugares em que ele terá mais sucesso.
Jordan Moreland: Acho que Marc vencerá 8 corridas, provavelmente mais Grandes Prêmios do que Sprints. Os circuitos óbvios como COTA, Sachsenring e Aragon são aqueles em que Marquez tem sido tão bom no passado. Claro que ele pode ganhar o título! Ele quer aquele nono Campeonato Mundial.
Marc Márquez precisa de ótimo rendimento para resolver futuro
Sem vencer uma corrida há um longo tempo, Marc Márquez sabe da importância de ser protagonista e ao menos brigar com os pilotos da parte de cima da tabela para ter uma continuidade na Ducati, sendo promovido à equipe de fábrica. Depois de deixar a Honda, o espanhol fechou o contrato de apenas uma temporada, e não descarta um possível retorno para a escuderia nipônica.