O piloto David Alonso fez história no motociclismo colombiano ao conquistar uma vitória no Campeonato Mundial de MotoGP, categoria Moto 3, que ocorreu em Silverstone. Embora tenha nascido em Madri, na Espanha, Alonso mantém suas raízes colombianas e ficou em primeiro lugar, fazendo história com a Gas Gas Aspar Team.
É a primeira vez que um colombiano vence um Grande Prêmio do Mundial de Motociclismo e o fez partindo da última colocação da corrida.
Mas afinal, quem é David Alonso?
O jovem piloto de apenas 17 anos nasceu em Madri, mas tem nacionalidade colombiana. Ele tem competido em torneios de motociclismo há alguns anos e em 2020 venceu a European Talent Cup. Em 2021, seguiu brilhando e conquistou a Red Bull MotoGP Rookies Cup.
A conquista do torneio foi confirmada antecipadamente, em 11 de setembro, quando ficou em terceiro na etapa de Aragón. A Gas Gas Aspar Team então contratou David Alonso no mesmo ano, com ele tendo feito sua estreia no GP da Emilia Romagna, substituindo Sergio García, que estava lesionado.
Ele retornou ao time em 2022, no GP de Portugal, mais uma vez como piloto substituto. Somente em 2023 se firmou como piloto titular da Gas Gas, onde segue e onde conquistou sua primeira vitória na Moto 3.
Na European Talent Cup, Alonso não venceu em 2019, ainda com 13 anos, mas se preparou para brilhar em 2020. Das 11 etapas daquele ano, foram cinco vitórias, com cinco segundas colocações naquela temporada.
Na competição da Red Bull de Rookies, venceu em sua temporada de estreia, depois em 2021 conquistou seis triunfos no ano. Antes da vitória em Silverstone, David Alonso havia ficado na segunda colocação no GP da Espanha, em abril.
David Alonso tem 90 pontos e é o sexto colocado da temporada da Moto 3. O líder é Daniel Delgado, com 141, seguido por Ayumu Sasaki, que tem 119, e Jaume Masia, com 109. A Moto 3 tem um brasileiro na categoria e ele está logo atrás de Dadiv Alonso. É Diogo Moreira, que atualmente está na sétima colocação, com 86 pontos somados na temporada 2023 da competição.