Menu
in

Diretor da Yamaha analisa temporada 2023 e aponta o maior obstáculo da marca na MotoGP

Yamaha tem um campeão mundial e um vice como dupla para a temporada

fabio-quartararo-yamaha-motogp

Reprodução: Twitter/Yamaha

A Yamaha corre pela primeira vez na MotoGP na temporada 2023 sem uma equipe satélite no ano, que tem como razão, segundo o site Bola.com, a saída da Petronas como apoiadora principal da equipe. A Yamaha é quase a satélite da Aprilla e não é vista como time indeependente e isso tem sido comentado no MotoGP.

Os pilotos da equipe, Fabio Quartararo e Franco Morbidelli, não tem conseguido grandes resultados e têm sido questionados. Massimo Meregalli, diretor da equipe da Yamaha no MotoGP, confirmou que a equipe vai trabalhar para ter uma equipe satélite na próxima temporada.

“É uma grande perda (a equipe satélite). Temos que trabalhar 100% sozinhos, enquanto outros fabricantes podem dividir as tarefas, talvez cada equipe possa participar 25%”, disse Meregalli, diretor da equipe, em entrevista ao Bola,com.

“Eles podem dividir a tarefa de escolher os pneus, mas nós não. Isso é só um exemplo, mas infelizmente é essa a situação.”

A temporada da Yamaha

A temporada dos pilotos da Yamaha não tem sido de sucesso, mas sim na média da classificação. O francês Quartarato é o atual 9º colocado do MotoGP com 64 pontos conquistados pela Yamaha. Ele esteve em um pódio na temporada 2023. O italiano Morbidelli, por sua vez, está fora do top-10. O piloto da Yamaha é o 11º colocado na classificação com 57 pontos ganhos, sem subir em pódios na atual temporada.

Quartararo tem 24 anos e foi o campeão mundial em 2021. Ele estreou na MotoGP pela Yamaha em 2019, após passar pela Moto3 e pela Moto2. Em seu primeiro ano foi quinto colocado, no segundo foi oitavo, mas em seu terceiro, em 2021, venceu cinco corridas, com mais dez pódios, e foi o campeão da temporada.

Morbidelli, por sua vez, chegou ao MotoGP em 2018, pela Honda, pouco tempo após ter sido campeão da Moto2 pela Kalex. Ficou um ano na Honda e foi para a Yamaha em 2019, onde segue desde então. O italiano ficou em segundo e teve seu melhor resultado no MotoGP em 2020, tendo vencido três corridas na temporada. Tem feito a dupla com Quartarato por cinco anos consecutivos.

Escrito por Matheus Camargo

Leave a Reply

Sair da versão mobile