O calendário de provas da World SBK passou por alteração importante nesta semana. Diante da inviabilidade da oitava etapa da temporada acontecer no circuito de Balaton Park, na Hungria, a organização escolheu o traçado de Estoril, em Portugal, como o substituto.
A movimentação também representou uma mudança na ordem das provas. Houve uma antecipação do GP da França, enquanto o circuito em Estoril será o penúltimo do cronograma, em um total de 12 etapas. A prova em solo lusitano possui 4.1 km de extensão, com 13 curvas, sendo nove à direita e quatro à esquerda.
O circuito de Balaton seria uma das novidades na temporada 2024 da SBK, a exemplo da prova em Cremona, na Itália, que está programada para os dias 20 a 22 de setembro. Mediante ao fato da organização não conseguir a conclusão no tempo hábil, a primeira disputa da categoria no local foi adiada, podendo ocorrer no próximo ano.
Acostumado a receber corridas da SBK, o palco em Estoril foi escolhido rapidamente como o substituto. Na temporada 2022, a prova foi responsável por findar o calendário da categoria. Na oportunidade, Alvaro Bautista levou a melhor na Corrida 1, enquanto Jonathan Rea levou a melhor no dia seguinte.
Classificação na SBK
Na configuração de momento, os protagonistas pelo títulos das últimas temporadas travam uma nova batalha: Alvaro Bautista e Toprak Razgatlioglu. Os dois estão separados por apenas seis pontos (123 a 117), seguido do italiano Nicolo Bulega, que iniciou bem a disputa, mas perdeu forças nas últimas corridas.
O calendário com a quarta prova da SBK será retomado no próximo final de semana, entre os dias 14 e 16 de junho, no tradicional circuito de Emilia-Romagna.