Fabio Quartararo disse que sentiu uma “grande mudança” depois que a renovada M1 da Yamaha fez sua primeira aparição pública no teste de Jerez de MotoGP.
Na tentativa de evitar um declínio constante no desempenho ao longo dos últimos anos, a Yamaha tem trabalhado nos bastidores numa versão totalmente nova do seu concorrente de MotoGP, que estava finalmente pronto para o seu primeiro teste após o Grande Prémio de Espanha de domingo.
Tanto o campeão de 2021, Quartararo, quanto o novo recruta Alex Rins colocaram a nova M1 à prova no teste de Jerez, terminando em 18º e 14º, respectivamente, após completarem 157 voltas entre eles.
Embora o francês quisesse reservar o seu veredito completo até que a Yamaha tivesse a oportunidade de analisar adequadamente os dados, ele deixou claro que as mudanças que o fabricante japonês fez tiveram um grande impacto na forma como a M1 se sente na pista.
Aspas de Fabio Quartararo
“É a primeira vez que testamos algo novo e não é um pouco diferente. O novo chassi que testamos é realmente diferente. No passado, costumávamos testar algo diferente, mas as mudanças foram apenas pequenas e agora foi uma grande mudança para mim sentir o que está na moto.”
“Foi um primeiro passo para vermos onde está o caminho certo, mas agora temos que fazer outro teste para ver claramente e ter algumas ideias sobre o que fazemos na moto. Estamos procurando fazer curvas e estamos tentando encontrá-lo.”
“Testamos muitas, muitas coisas, testamos novos chassis, nova aerodinâmica, novo braço oscilante, especialmente novos componentes eletrônicos”, revelou ele. “O motor é um motor de teste, então é igual. Foi difícil tirar conclusões agora. Claro, agora teremos que analisar bem. Alguns pontos positivos, algumas coisas que não estão funcionando, infelizmente.”
“Mas teremos mais testes em Mugello depois de Le Mans, então são coisas que podemos modificar e ver o que podemos melhorar.”