Um dos talentos mais promissores da nova geração da MotoGP vive uma dúvida enorme. Bezzechhi está na dúvida para escolher entre Honda e Ducati, e isso representa um problema para Zarco.
Até o momento, não há moto oficial para 2024 para Bezzecchi, porque pelo contrato apenas a Pramac pode tê-las, e a Ducati não tem intenção de produzir uma quinta. Há também o fator idade, e os pilotos com quem Johann Zarco compete são dez anos mais novos que ele.
Além disso, é uma questão de tempo: a Ducati deve decidir pelo GP da Áustria o que oferecer a Bezzecchi, e deve ser algo atraente, um contrato de dois anos na verdade, porque em 2024 Marco certamente estará na lista da Yamaha.
Além disso, a situação técnica não ficará congelada no futuro. A Honda, sem dúvida, melhorará no próximo ano, assim como a Yamaha. Depois, há a KTM que agora já tem muitos pilotos, mas em 2025, como a Aprilia, além disso, pode estar interessada em Bezzecchi.
Visto que Bastianini tem um contrato que também é válido para 2024, talvez esta seja a decisão mais sensata porque a Enea venceu quatro GPs com uma moto deste tipo e terminou em terceiro no mundial, enquanto todos os anos o último protótipo apresenta sempre alguns problemas de afinação.
Entenda como Bezzecchi na Honda influencia Zarco
Ao aceitar a oferta da Ducati de uma GP23 atualizada, Bezzecchi garantiria, de qualquer forma, dois anos de um futuro de alto nível, permitiria que o VR46 ganhasse ainda mais crédito como uma equipe emergente e deixaria todos felizes. Talvez até Zarco, que pode decidir resistir à tentação da Honda.
Por isso, não é Zarco quem deve decidir se vai para a Honda, mas Bezzecchi quem tem que dizer se quer o lugar de Johann ou não. Só se ele não quiser, a decisão do piloto francês será difícil de tomar.
Obviamente, a escolha do italiano não é simples. Por um lado, uma moto supercompetitiva com a qual conquistou até agora 12 pódios de 2021 até hoje (ele tem 19 no total no MotoGP), por outro, dois um contrato de um ano e um prémio definitivamente mais elevado para um piloto de 33 anos, alguém que ainda não ganhou um GP na categoria rainha.