Nas duas primeiras etapas da MotoGP em 2024, a Honda obteve resultados modestos tanto com a equipe de fábrica Repsol quanto com a satélite LCR. No Catar e em Portugal, nenhum dos quatro pilotos conseguiu atingir o top-10.
A Repsol Honda vive sua primeira temporada sem Marc Márquez depois de uma década. Mesmo com o desempenho nada promissor, o chefe da equipe matriz da empresa japonesa na MotoGP, Alberto Puig, está confiante que os resultados irão melhorar no decorrer do ano. Embora reconheça também uma evolução nos concorrentes.
“Estamos em um processo de desenvolvimento. Acreditamos que estamos fazendo progressos, mas, ao mesmo tempo, acreditamos que os outros caras também fizeram algum”, declarou Puig.
“Os pilotos da Honda na MotoGP ainda não estão 100% satisfeitos”
O dirigente da Honda destacou os investimentos feitos através dos recursos injetados e a mão de obra. “Estamos em uma missão”, reforçou o chefe da equipe.
“Os pilotos, apesar de ainda não estarem 100% satisfeitos com o desempenho, podem ver que estamos a dar o nosso melhor. Ainda não chegamos lá claramente porque, o que você vê no grid, você pode entender”, justificou, sobre as motos da Honda largarem no último pelotão. “Estamos tentando encontrar mais contato traseiro [aderência], tanto na entrada quanto na saída”, analisou.
Pela colocação ruim no ano passado, a Honda terá direito a mais testes ilimitados pela melhoria das motos através do novo sistema de concessão da MotoGP. O objetivo é realizar 22 testes privados durante toda a temporada.
Com os recursos que a Honda possui, Alberto Puig prevê uma melhora da equipe a partir do segundo semestre, através do GP da Inglaterra, marcado para 4 de agosto. A etapa marcará a retomada da MotoGP, depois das férias de verão que paralisará o Mundial de Motovelocidade por um mês.
“Acho que com as concessões e todos esses programas que temos, acho que talvez no verão possamos dar alguns passos”, completou o chefe da Honda.
A próxima etapa da MotoGP será o GP das Américas, no Circuito das Américas em Austin, no Texas. A corrida principal está programada para o domingo que vem (14).