in

Honda espera mudança de regras para “renascer” na MotoGP

Desempenho da Honda neste início de 2024 tem sido frustrante e foco já começa mudar visando remontada na categoria

Luca Marini, piloto da Honda
Luca Marini em ação na MotoGP (Divulgação HRC - X)

Apesar de ser contemplada com benefícios nas novas regras de concessão, a Honda não conseguiu melhorar o rendimento de forma expressiva na MotoGP em 2024. Nos bastidores, a equipe foi aconselhada a utilizar os finais de semana de corrida para aprimorar o seu desenvolvimento visando os novos regulamentos de 2027, já que por um caminho mais realista, não conseguirá retornar ao topo da categoria antes disso.

Enfrentando muitas dificuldades nos últimos anos, a fabricante japonesa está longe de empolgar. O ostracismo nas disputas dos campeonatos acabou representando a saída de Marc Márquez, que rumou à Gresini Ducati, e agora briga de forma mais incisiva nas primeiras posições, mesmo tendo sob posse uma moto de 2023.

A Honda, tradicionalmente uma potência do MotoGP, não conseguiu sair da péssima forma que resultou na saída de Marc Márquez.

Ex-piloto de Superbike, o britânico Neil Hodgson não fez uma projeção positiva sobre o atual momento da Honda, após mais um início de temporada aquém das expectativas.

“Eles estão em um grande buraco, um buraco enorme. A forma como começaram a temporada está muito fora do ritmo. Na América, as quatro Hondas eram as quatro defensoras. Uma coisa é ser lento, outra é ser lento e travar”, iniciou Hodgson em entrevista à TNT Sport.

“O que isso diz é que os pilotos ainda estão forçando, dando tudo de si. E batendo. Cair do último lugar quase parece uma piada, mas essa é a posição em que eles estão. Mas eles estão investindo muito nisso e é isso que precisam fazer agora”, seguiu o ex-piloto.

Ainda na visão de Hodgson, a Honda agora deveria fazer mais testes nos finais de semana, utilizando justamente o benefício estabelecido pelas novas concessões.

“Eles têm que cancelar esta temporada. Eles poderiam muito bem, na minha opinião, tentar coisas todo fim de semana. Eles tem que. Para acelerar. Sabemos que eles têm concessões, por isso terão mais testes de qualquer maneira, mas também podem usar pneus para os fins de semana de corrida como testes.

Até o presente momento, a Honda é lanterna no Mundial de Construtores da MotoGP, amargando apenas 13 pontos faturados em quatro corridas. A Ducati lidera com 133 tentos.

Avatar

Escrito por Cido Vieira

Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalha no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo futebol e o automobilismo

Comentários

Loading…

Fernando Alonso, Red Bull

Fernando Alonso vê Fórmula 1 com “perseguição” aos espanhóis

Toto Wolff, chefe da Mercedes

Toto Wolff reconhece que nem Adrian Newey resolveria problemas da Mercedes