No próximo domingo (24), a MotoGP irá promover pela primeira vez o GP da Índia. Assim, o país asiático estreará no principal campeonato de motovelocidade, na corrida no Circuito Internacional de Buddh.
Além da Índia, outra nação está próxima de ter a sua primeira experiência na MotoGP. Conforme informações do portal Crash, a Dorna Sports, detentora dos direitos das competições de motociclismo, está com negociações em andamento com a Hungria.
Dessa forma, o planejamento é que o país europeu receba o mundial de motovelocidade a partir de 2025. Além disso, a Hungria deverá receber pela primeira vez a principal competição de Superbikes (SBK) já no ano que vem.
Novo circuito húngaro é planejado para SBK, já Hungaroring ficará com a MotoGP
Enquanto o novo circuito de Balaton Park deve sediar a iminente etapa da SBK, a MotoGP terá como palco o tradicional autódromo de Hungaroring.
A Dorna Sports emitiu o seguinte comunicado: “O regresso do MotoGP à Hungria pode estar mais próximo do que pensa! A colaboração entre a Dorna Sports e a Agência Húngara de Desenvolvimento da Mobilidade (HUMDA) está em curso, com dois locais a serem explorados para um futuro próximo.
A Dorna e a HUMDA estão a trabalhar juntas na homologação do Hungaroring e do novo Circuito Balaton Park, a fim de trazer o MotoGP e o WorldSBK de volta à Hungria em breve.
O objetivo de um acordo atualizado entre a Dorna e a HUMDA é primeiro incluir Balaton Park no calendário das SBK de 2024 e como local reserva para o MotoGP na próxima temporada, antes de Hungaroring receber o MotoGP a partir de 2025… por isso fique atento a este espaço!“, diz o texto.
Francesco Bagnaia lidera a temporada de 2023. O piloto italiano da Ducati soma 283 pontos. Na segunda colocação, está Jorge Martín. O espanhol da Pramac faturou a pole, a sprint e a corrida principal em Misano na etapa mais recente e está com 247. Em terceiro, aparece o italiano Marco Bezzecchi, da VR46, com 218 pontos.