Luca Marini, irmão de Valentino Rossi, ainda acredita que a Honda vai se reerguer e se tornar ainda mais forte na MotoGP. A temporada 2023 tem sido lastimável para a montadora, que não conseguiu levar seus dois pilotos de fábrica ao pódio.
Marc Márquez e Joan Mir, que são a base da Repsol Honda, não conseguiram praticamente nada até a 10ª corrida. Já para sua equipe satélite, a LCR Honda, um bom momento veio quando Alex Rins venceu o GP das Américas.
O declínio no desempenho dos pilotos da Gonda não pode ser separado do desempenho da RC-213V. O desenvolvimento, que está longe de ser satisfatório, exige que os pilotos tenham um desempenho no limite da capacidade, segundo pontuou o portal BolaSport.com. Como resultado, tem sido comum que aqueles que sofrem acidentes ou colisões acabem machucados.
Para enfrentar a próxima temporada, a fabricante japonesa certamente quer muito uma mudança. O primeiro passo que deram foi trazer Johann Zarco, que atualmente ainda é um ponto forte da Pramac Racing.
Luca Marini elogia Zarco na Honda
Luca Marini entende que a chegada de Zarco pode representar uma virada da chave para a Honda. O piloto da equipe Mooney VR46 considera a assinatura de Zarco com a HRC tudo menos uma loucura. A nova equipe lhe ofereceu um contrato mais longo e um salário maior. Ele está convencido de que a equipe pode voltar ao topo no MotoGP, por isso não é um salto errado.
“Acho que a Honda ofereceu a ele um excelente contrato”, apontou ele ao portal Crash.
“E é certo aceitar esta oportunidade. A Honda estará de volta, eles são um fabricante muito forte, em dois anos estarão mais fortes do que nunca.”
A saída de Zarco da Ducati para assinar com a Honda para a temporada 2024 tem gerado diversas opiniões distintas. Enquanto alguns entendem a movimentação do piloto como um erro, já que a Ducati tem o principal equipamento da categoria em 2023, outros enxergam que é uma visão acertada de Zarco, que assinou por dois anos, com opção por mais uma renovação, e pode ser o rosto para a Honda deixar a crise que perpassa a montadora no atual ano.