Desfalque na Honda no último final de semana em Sachsenring, na Alemanha, o piloto Joan Mir continuará fora das pistas e perderá o circuito de Assen, na Holanda, que ocorre no próximo domingo (25). A confirmação foi feita pela equipe nipônica, que desta feita, escolheu um substituto. Trata-se de Iker Lecuona.
Joan Mir ainda não se recuperou totalmente de uma lesão sofrida na mão direita, quando participava do treino 2 em Mugello, na Itália, há quase duas semanas. O campeão da MotoGP de 2022 sequer participou da prova naquela oportunidade.
Em um exame de ressonância magnética que foi submetido, o piloto foi diagnosticado com uma lesão na mão direita, com líquido sinovial e quadro de inflamação, prejudicando diretamente a força e mobilidade da mão. Desde então, o espanhol segue em tratamento para retornar.
Além de Joan Mir, Álex Rins também não participará do GP de Assen, uma vez que passou por um novo procedimento cirúrgico, após ter fraturado a perna em acidente na Itália. Neste cenário, Marc Márquez e Takaaki Nakagami devem ser os únicos representantes da Honda na oitava prova da categoria em 2023.
JOAN MIR NO CAMPEONATO
Amargando uma temporada complicada, Mir aparece com apenas cinco pontos faturados até o momento, ocupando assim a 22ª posição. No Mundial de Construtores, a Honda é a quarta colocada, tendo faturado somente 81 pontos, três vezes menos do que a líder Ducati já computou.
Ausência no GP Sachsenring, tendo desistido participar da prova após a quinta queda no final de semana, o espanhol Marc Márquez confirmou a sua presença em Assen, onde venceu duas vezes na carreira, e acumula um alto índice de pódios. O Formiga Atômica, no entanto, amarga um ano difícil, não tendo sequer completado uma corrida disputada até o momento.
Depois do GP da Holanda, a MotoGP contemplará uma pausa no mês de julho, retornando às atividades somente em agosto.